Por determinação do prefeito Sandro Mabel, a Prefeitura de Goiânia realizou uma auditoria na folha de pagamento do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (GoiâniaPrev) e identificou indícios de fraudes que podem ultrapassar R$ 3 milhões.
As irregularidades teriam sido cometidas por funcionários de uma empresa terceirizada que presta serviços ao município e começaram a ocorrer em 2023.
Indícios de fraude no GoiâniaPrev

O esquema, descoberto pela atual gestão, consistia na reativação de cadastros de aposentados já falecidos ou de pensionistas que estavam com os registros desativados, com alteração dos dados bancários para o recebimento dos valores em contas de terceiros.
De acordo com a administração municipal, quatro funcionários da empresa foram afastados e estão sob investigação.
“Identificamos 55 casos com irregularidades, com prejuízo de R$ 3 milhões. E, graças ao nosso controle, conseguimos evitar mais prejuízos”, explicou o prefeito Sandro Mabel. Ele destacou ainda que a gestão tem atuado com rigor para garantir transparência e preservar os recursos públicos.
A Prefeitura informou que a Polícia Civil foi acionada e já iniciou a investigação.
“As contas bancárias utilizadas já foram identificadas, muitas delas em outros estados. O caso agora está com a polícia e estamos à disposição para colaborar com o que for necessário”, acrescentou o prefeito.
Ainda segundo Mabel, a Controladoria-Geral do Município continua realizando auditorias em todos os contratos e folhas de pagamento para evitar novas irregularidades.
“Até o momento, não há indícios de envolvimento de servidores municipais, e seguimos com auditorias para que qualquer irregularidade que exista seja identificada. Esse é o compromisso da nossa gestão, preservar as verbas públicas para que sejam aplicadas adequadamente”, reforçou.
