Os próximos dias em Goiás serão marcados por temperaturas elevadas e baixa umidade do ar, com base na previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas (Cimehgo).
A previsão indica que os termômetros podem alcançar até 38ºC no oeste do estado, enquanto a umidade relativa deve ficar abaixo dos 20%.
Altas temperaturas em Goiás

As temperaturas mais elevadas devem ser registradas em municípios como Araguapaz, Aruanã e Porangatu, onde a previsão é de 37ºC, e em localidades do oeste goiano, que podem atingir os 38ºC.
Em Montes Claros de Goiás, a máxima prevista é de 36ºC, enquanto Goiânia deve chegar a 33ºC.
Apesar das altas durante o dia, as madrugadas ainda apresentam valores inferiores a 20ºC em várias regiões, o que provoca grande amplitude térmica.

Outro fator de preocupação é a estiagem prolongada. Segundo o gerente do Cimehgo, André Amorim, algumas áreas, principalmente no Sul, Sudeste e Leste do estado, já estão há mais de 100 dias sem chuvas significativas. A falta de precipitações tem reduzido o nível de rios importantes.
O Rio Araguaia, em Nova Crixás, registrou a menor marca de sua série histórica, enquanto o Rio Meia Ponte segue em queda tanto em Goiânia quanto em Itumbiara, aproximando-se do limite inferior considerado normal.
O boletim meteorológico aponta que a atuação de uma massa de ar quente e seco sobre o Brasil Central mantém o céu aberto em todas as regiões, cenário que além de intensificar o calor, aumenta os riscos de queimadas urbanas e florestais e expõe a população a problemas de saúde como desidratação, crises respiratórias, alergias e irritações nos olhos.
Amorim recomenda à população que mantenha a hidratação, evite atividades físicas nas horas mais quentes do dia e redobre os cuidados com crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.