Um grupo de participantes do movimento religioso Legendários foi atacado por abelhas na tarde desta sexta-feira (15), em Caldas Novas, região sul de Goiás.
O incidente ocorreu durante um retiro espiritual para homens, que acontece entre os dias 13 e 16 de agosto no município.
Grupo de Legendários atacado por abelhas
De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), dezenas de homens foram picados pelo enxame. Entre as vítimas, 15 apresentaram estado grave e oito precisaram de internação.
O atendimento foi realizado no próprio local do evento, com o apoio de três médicos que já estavam presentes no retiro. Os casos mais graves foram encaminhados para unidades de saúde próximas. Cinco pacientes foram levados para a UPA de Caldas Novas e três para o Hospital Nossa Senhora Aparecida.
Segundo informações repassadas pelo Samu, sete pacientes atendidos na UPA já receberam alta médica. No entanto, ainda não há atualização sobre o quadro clínico dos participantes internados no hospital particular.
Ainda não há informações sobre as circunstâncias que levaram ao ataque das abelhas.

Íntegra da nota da Prefeitura de Caldas Novas
“1) O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atendeu, no final da tarde desta sexta-feira, 15, vítimas de um ataque de abelhas. Todos participavam do evento ‘Legendários’, um retiro espiritual para homens que acontece entre os dias 13 e 16 de agosto em Caldas Novas.
2) Dezenas de pessoas foram ‘picadas’ pelo enxame, mas oito vítimas – com algum tipo de gravidade – tiveram que ser removidas para Unidades de Saúde da cidade, sendo cinco para a Unidade de Pronto Atendimento – UPA e três para o Hospital NS Aparecida, para receber tratamento adequado.
3) De acordo ainda com o SAMU, haviam três médicos no local, que ajudaram as equipes no atendimento às vítimas.
4) Sete pacientes deram entrada na UPA e até o início da noite todos receberam alta médica após serem medicados, inclusive o paciente que ficou por mais tempo na emergência em uso de oxigênio por catéter.
5) Não foi possível obter informações das vítimas encaminhadas para hospital particular.
Nos colocamos à disposição para qualquer outro esclarecimento.
Secretaria de Comunicação Governo de Caldas Novas”
