Uma romeira de 71 anos morreu após cair de um morro no distrito de Muquém, em Niquelândia, no norte de Goiás, durante a tradicional Romaria de Nossa Senhora da Abadia.
A vítima, identificada como Alice Gonzaga Coelho, era moradora de Brasilinha, em Planaltina (GO), e participava do evento religioso na manhã de quinta-feira (14).
Como aconteceu o acidente

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a idosa despencou de uma ribanceira de aproximadamente 50 metros no Morro do Cruzeiro da Serra. A vítima teve afundamento de crânio e diversos ferimentos.
No total, dez socorristas participaram da operação para retirá-la do local e levá-la até a Unidade Básica de Saúde (UBS) do povoado, mas ela não resistiu. Segundo a Polícia Científica, a causa da morte foi traumatismo craniano.
A Diocese de Uruaçu, responsável pelo Santuário Diocesano de Nossa Senhora D’Abadia do Muquém, informou que a vítima estava acompanhada de um grupo que subiu ao morro de forma espontânea, apesar da proibição de acesso. O local conta com placas de advertência e equipe de segurança 24 horas, segundo a instituição.
Em nota, o santuário lamentou a morte da romeira e disse que prestou toda a assistência possível à família. Confira a íntegra da nota:
“O Santuário de Nossa Senhora da Abadia do Muquém manifesta profundo pesar pelo falecimento da senhora Alice Gonzaga Coelho, ocorrido na manhã de 14 de agosto de 2025, durante a Romaria. Une-se em oração a seus familiares e amigos, pedindo a Deus que conceda o descanso eterno à sua alma e conforte a todos os que sofrem com esta perda.
Segundo informações registradas pelo posto do Corpo de Bombeiros instalado no complexo do Santuário, por volta das 6h, um grupo de pessoas realizou, de forma espontânea, a subida ao Morro do “Cruzeiro da Serra”. Às 7h45, foi solicitada a intervenção de resgate após a queda de uma das participantes, que sofreu grave ferimento na cabeça ao despencar de aproximadamente 50 metros.
A guarnição foi acionada pela equipe de segurança do Santuário, para socorrer vítima de queda de altura quando descia a pé o morro do cruzeiro. O atendimento foi feito por uma equipe de 10 (dez) socorristas, duas motos de socorro, uma auto socorro avançado e uma unidade de resgate. Ao chegarem no local, os bombeiros prestaram atendimento à senhora Alice Gonzaga, que apresentava ferimentos diversos, entre eles um TCE com afundamento do crânio.
A guarnição utilizou materiais de salvamento em altura para realizar a descida da vítima, que foi conduzida até o local onde se encontrava a unidade de resgate, de lá foi conduzida pela unidade até a UBS localizada na área do Santuário no Povoado do Muquém, onde foi recebida pela equipe de plantonistas.
Apesar da pronta atuação dos socorristas, a vítima não resistiu. Desde o primeiro momento, o Santuário prestou toda a assistência possível aos familiares, acompanhando de perto cada etapa do atendimento.
Cabe lembrar que a subida ao Morro do “Cruzeiro da Serra” é proibida devido ao alto risco de acidentes. O acesso conta com sinalização visível e equipe de segurança 24 horas no ponto ocial. O grupo, entretanto, foi advertido sobre a restrição e optou por seguir por um caminho não autorizado.
Alice Gonzaga Coelho tinha 71 anos, nascida em 18 de outubro de 1953, morava em “Brasilinha” Planaltina (GO), e participava da Romaria com fé e devoção. Neste momento de dor, a comunidade do Santuário rearma seu compromisso com a segurança de todos os romeiros e renova suas preces por Alice, confiando-a à proteção materna de Nossa Senhora da Abadia.”
