A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (7) uma operação para investigar suspeitas de fraude em licitação e o repasse irregular de aproximadamente R$ 500 mil vinculados a contratos da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc).
De acordo com as investigações, os recursos seriam oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Suspeita de fraude em licitação

Segundo as investigações, as irregularidades teriam ocorrido em 2021 e envolvem o pagamento de vantagens indevidas a um servidor terceirizado.
De acordo com a PF, o valor repassado, cerca de R$ 465 mil, foi disfarçado por meio de empresas intermediárias e contas de passagem, sendo parte do montante utilizado na compra de veículos e equipamentos eletrônicos incompatíveis com a renda do funcionário.
Durante a operação, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nos estados de Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. A Justiça também autorizou o bloqueio e o sequestro de bens dos investigados, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas.
Por meio de nota ao Portal Dia, a Seduc informou que, conforme informado pela própria Polícia Federal, não houve buscas nem na sede da secretaria, em Goiânia, nem em outras unidades administrativas do estado. A pasta destacou ainda que não é alvo da operação.
Como o nome do suspeito não foi divulgado, o portal não conseguiu localizar a defesa.
Confira a nota completa da Seduc

“A Secretaria de Educação do Estado de Goiás esclarece que, conforme informado pela própria Polícia Federal, não houve nenhuma ação de busca e apreensão na sede da Secretaria, em Goiânia, ou em suas unidades administrativas no estado. A Seduc não é alvo da operação.
Segundo as informações divulgadas, um funcionário de empresa terceirizada que foi alvo de busca e apreensão nesta quinta-feira (7) foi desligado das suas funções na Seduc ainda em 2022.
Nenhum servidor da Seduc foi notificado sobre a operação ou procurado pela PF. Contudo, a pasta está em contato com as autoridades competentes para obter informações detalhadas e reforça seu compromisso irrestrito com a transparência e com o pleno esclarecimento dos fatos”.