O cinema brasileiro brilhou na 78ª edição do Festival de Cannes. O longa-metragem “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Wagner Moura, foi consagrado com dois dos principais prêmios do evento: Melhor Direção e Melhor Ator.
Aclamado pela crítica, o filme teve sua estreia mundial no festival francês em 18 de maio e emocionou o público, sendo ovacionado por mais de 10 minutos.
Apesar de estar entre os favoritos à Palma de Ouro, a principal premiação do festival ficou com “Um Simples Acidente”, do cineasta iraniano Jafar Panahi.
- Cimema: Vencedor do 1º Oscar da história do Brasil, “Ainda Estou Aqui” usou imagens cedidas pela PUC Goiás
Filme brasileiro ‘O Agente Secreto’
Ambientado na década de 1970, ‘O Agente Secreto’narra a trajetória de um professor universitário que, mesmo sob ameaça da repressão durante o regime militar, retorna a Recife com o objetivo de reencontrar seu filho mais novo.
Wagner Moura dá vida ao protagonista da trama, que combina drama político e questões familiares em um momento histórico marcado por tensão e perseguições no Brasil.
Segundo a BBC, a estreia do filme nos cinemas brasileiros está prevista para o segundo semestre de 2025.

Reconhecimento
Nas redes sociais, autoridades e admiradores do cinema nacional celebraram as conquistas. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, exaltou o feito dos artistas brasileiros:
“Dois gigantes brasileiros fazendo história em Cannes! Parabéns a Wagner Moura, Melhor Ator, e a Kleber Mendonça Filho, Melhor Diretor, pelo reconhecimento no maior festival de cinema do mundo! O Brasil celebra vocês! Nosso cinema vive um novo tempo.”, escreveu no X.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se pronunciou, destacando o impacto da produção brasileira no cenário internacional.
“Hoje é dia de sentir ainda mais orgulho de ser brasileiro. Os dois prêmios que O Agente Secreto conquistou há pouco no festival de Cannes – melhor diretor e melhor ator – mostram que o cinema de nosso país não deve nada para ninguém”, escreveu em seu perfil na rede social X.

Kleber Mendonça Filho é conhecido por obras como Aquarius (2016) e Bacurau (2019), ambas exibidas em edições anteriores de Cannes.
Durante a estreia de Aquarius, o cineasta e equipe protagonizaram um protesto político no tapete vermelho, chamando atenção para o processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff. Já Bacurau, co-dirigido com Juliano Dornelles, dividiu o Prêmio do Júri com o francês Les Misérables.
Com ‘O Agente Secreto’, Mendonça Filho reafirma seu talento e engajamento, enquanto Wagner Moura consolida sua trajetória como um dos principais nomes da atuação no país.
*Com informações da Agência Brasil e BBC