O sino Vox Patris, cujo nome em português significa “Voz do Pai”, desembarcou no Brasil no sábado (17), às 6h30, pelo Porto de Santos.
Com impressionantes 55 toneladas, a peça partiu da cidade de Gdansk, na Polônia, no dia 11 de abril, e tem como destino final a Basílica do Divino Pai Eterno, localizada em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia.
Sino Vox Patris

A cidade goiana está em contagem regressiva para a chegada oficial do sino, marcada para o dia 1º de junho. Entretanto, ele será ouvido pela primeira vez no dia 26 de maio, antecedendo a tradicional festa do Divino Pai Eterno.
Medindo 4 metros de altura e pesando o equivalente a um caminhão carregado, o Vox Patris é considerado, segundo seu fabricante, o maior sino em funcionamento no mundo.
Em sua superfície, estão entalhadas imagens que retratam a origem da Romaria do Divino Pai Eterno, iniciada por volta de 1840, com o casal de lavradores Constantino Xavier e Ana Rosa. Após encontrarem um medalhão com a imagem da Santíssima Trindade, passaram a reunir vizinhos aos sábados para rezar o terço em sua residência.
O reitor da Basílica, padre Marco Aurélio, ressaltou que o sino deve ser encarado como um símbolo e não um objeto de culto, reforçando seu papel espiritual e histórico.
“O sino Vox Patris é, na verdade, um mensageiro, como eu sou, como nós somos, mas é um instrumento que eternizará esse momento histórico, esse momento de fé, que traz aqui a centralidade de tudo aquilo que é desejo do nosso coração, desejo dos Romeiros”, destacou o reitor.
Transporte

Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/brasil/vox-patris-maior-sino-do-mundo-chegou-ao-brasil/
Copyright © 2025, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.
Produzido na Polônia, o sino Vox Patris teve um custo estimado de R$ 17 milhões e partiu do porto de Gdansk em 11 de maio, percorrendo uma jornada de mais de 10 mil quilômetros até chegar ao Brasil.
Além do Vox Patris, outros dois sinos, chamados São João e São Lucas, também foram trazidos na mesma embarcação, todos devidamente protegidos por estruturas metálicas especiais para garantir a segurança durante o transporte.
A complexa operação logística envolve uma verdadeira força-tarefa, com a participação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), autoridades estaduais e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que fará o acompanhamento integral do comboio até seu destino final.
O transporte terrestre será feito em baixa velocidade, variando entre 40 e 60 km/h, e está previsto para deixar o litoral de São Paulo no dia 24 de maio, após uma celebração religiosa na Catedral de Santos, marcada para as 17h30.
Já no dia 26 de junho, na véspera da Romaria do Divino Pai Eterno, acontecerá a solene Missa de Bênção dos Sinos, cerimônia em que o Vox Patris será ouvido pela primeira vez. Durante os dias da festa religiosa, o sino tocará diariamente.