O Papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, em Roma.
O pontífice enfrentou diversos problemas de saúde e nos últimos dois meses foi acometido por uma pneumonia dupla e, após 38 dias internado, havia voltado ao Vaticano.
Morte de Papa Francisco

O falecimento do Papa foi anunciado pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano.
“Queridos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que comunico a morte do nosso Santo Padre Francisco. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados”, disse em comunicado.
Desde os 21 anos o papa vivia sem parte de um dos pulmões, após precisar remover por conta de cistos.
Porém, mesmo apesar do agravamento da saúde no decorrer dos anos, Francisco mantinha parte de sua agenda de compromissos.
Veja quem era Papa Francisco

Francisco foi ordenado sacerdote em dezembro de 1969, quando estava prestes a completar 33 anos. Ele foi nomeado bispo auxiliar de Buenos Aires e, em 2021, como cardeal pelo papa João Paulo II.
Após isso, o papa ainda foi sucessor do papa emérito Bento XVI, que em fevereiro de 2013, aos 78 anos, renunciou ao pontificado devido questões de saúde.
O pontífice completou então dez anos de pontificado em março de 2023, marcando assim um período de relevância histórica da Igreja Católica.