O ministro Gilmar Mendes do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu o inquérito da Polícia Federal que investigava o ex-governador de Goiás, Marconi Perillo, por suspeita de desvios na saúde durante a gestão entre os anos de 2012 a 2018.
Ao Portal Dia, a defesa do Marconi Perillo alegou que a decisão ocorreu após a defesa do ex-governador acionar o STF alegando “resguardar os direitos do Marconi, pois ele poderia ser prejudicado na investigação”. (Confira a nota completa no final da matéria)
Suspensão da investigação da Polícia Federal
![Marconi Perillo](https://diaonline.ig.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Marconi-perilo.jpg)
De acordo com o ministro, o STF entendeu que a medida foi tomada para evitar constrangimento ilegal tanto para a defesa e para a apresentação de denúncia. Sendo assim, a suspensão provisória é válida até a análise do caso, que ocorrerá ente os dias 21 e 28 deste mês e será avaliada pela Segunda Turma da Corte.
A Polícia Federa deflagrou a operação contra Marconi no último dia 6 de fevereiro para apurar crimes por meio de uma Organização Social (OS) em contratos firmados com o governo estadual da época.
Com base na Polícia Federal, ao todo estão sendo cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em Goiás e um em Brasília. A operação nomeada como “Panaceia” sequestrou mais de R$ 28 milhões dos investigados.
Após a operação, Marconi alegou ser inocente e que “repudia veementemente a inclusão do seu nome na operação”.
Confira a nota da defesa completa
“A defesa do ex-Governador e Presidente Nacional do PSDB, Marconi Perillo, tem denunciado desde quinta-feira as ilegalidades da Operação Panacéia que o envolveu sem ter praticado ou concorrido para prática de qualquer ato nessa investigação, inclusive por meio de autoridade incompetente.
Em busca de que seja resguardado os seus direitos, a defesa ajuizou Reclamação Constitucional no STF, tendo sido deferida medida liminar para suspender toda investigação até que a Suprema Corte analise definitivamente o pedido, tendo em vista que o ex-Governador pode ser prejudicado.
Enquanto isso, a defesa de Marconi Perillo reafirma sua confiança na Justiça e rechaça, de novo, as ilegalidades, arbitrariedades, violência política e flagrante abuso de autoridade cometidos contra o ex-Governador e familiares”.
Veja a nota do Marconi Perillo
![Perillo](https://diaonline.ig.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Perillo.jpg)
“Tenho denunciado, desde quinta-feira passada, as ilegalidades da Operação Panacéia que me envolveu, sem que tenha praticado ou concorrido para prática de qualquer ato que pudesse me incluir nessa “investigação” que, inclusive, foi conduzida por meio de autoridade incompetente para tal.
Em busca de que sejam resguardados os meus direitos, ajuizei Reclamação Constitucional no STF, obtendo imediatamente medida liminar para suspender toda investigação, tendo em vista que, como demonstrado em meu pedido, estou sendo prejudicado em meus direitos e imagem pública, visto que, conforme já denunciado, essa operação tem fortes e claros objetivos políticos.
Se as autoridades que conduziam essa “investigação” tivessem tido o cuidado e o dever de ofício, deveriam ter me ouvido durante o inquérito, oportunidade em que teria fornecido todas as explicações necessárias com a apresentação de farta documentação que comprovam minha total inocência e a falta de conexão com os “fatos” investigados.
Reafirmo minha confiança na Justiça e rechaço, de novo, as ilegalidades, arbitrariedades, violência política e flagrante abuso de autoridade cometidos contra mim e meus familiares”.