João Edson Belafronte, de 69 anos. Este é o nome do piloto que morava em Jataí, no sudoeste de Goiás, e morreu após queda de um avião agrícola no Mato Grosso.
O acidente aconteceu nessa quinta-feira (23), em uma fazenda em Canarana. Ainda não há informações sobre as causas do acidente.
Conforme as investigações, o avião caiu enquanto a vítima realizava uma pulverização agrícola. Ele estava sozinho na aeronave.
João Edson era natural do estado de Mato Grosso do Sul, mas morava há quase 25 anos na cidade de Jataí.
Nas redes sociais, a esposa do piloto compartilhou um comunicado e lamentou a morte do esposo.
“É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Comandante João Edson Belafronte. Sua presença iluminou nossas vidas e seu legado viverá em nossos corações. Neste momento de dor, ofereço minhas condolências a todos que o conheceram e amaram. Que a memória dele traga conforto a todos nós. Descanse em paz”, diz a nota.
Queda de avião
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave modelo Cessna Aircraft, matrícula PR-AAN, estava regularizada e registrada como prestadora de serviços privados.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que está investigando o caso. Veja a nota na íntegra:
“Na última quinta-feira (23/01), investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizado em Brasília (DF), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PR-AAN, no município de Canarana (MT).
Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.
Acompanhe a investigação: Em breve, a ocorrência estará disponível para consulta no Painel SIPAER, por meio do site do CENIPA.
O CENIPA destaca ainda que é por meio da emissão e publicação do Relatório Final que se pronuncia sobre os resultados de suas investigações, conforme disposto no art. 88-H da Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica – CBA).
A conclusão dessa investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.
O CENIPA tem por objetivo investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram.”