O volume alto de chuvas voltou a causar estragos em Goiânia no final da tarde desta terça-feira (14). Diversos pontos da cidade sofreram, especialmente, com alagamentos.
A Marginal Botafogo está entre as áreas mais afetadas. No local, carros, motoristas e motociclistas ficaram ilhados e cobertos por água. (Veja vídeo abaixo)
De acordo com a Secretaria de Engenharia de Trânsito de Goiânia (SET), quatro pontos da Marginal Botafogo foram interditados, sendo três deles no Complexo Viário da Jamel Cecílio, onde o Córrego Botafogo transbordou.
O tráfego foi interditado nos sentidos sul-norte e norte-sul na região do complexo devido ao acúmulo de terra sobre a pista. Além disso, houve bloqueio parcial após a alça de acesso à Avenida D, no Jardim Goiás, em razão de um deslizamento de terra.
A parte inferior do complexo também foi fechada temporariamente por conta da lama, mas a liberação ocorreu no período noturno.
Ver essa foto no Instagram
Mesmo com a região intransitável, alguns condutores tentaram atravessar, mas acabaram ficando ilhados em meio à água, que chegou à altura da cintura.
A mesma situação aconteceu em outros pontos, como na ponte da Avenida Leste-Oeste, onde um motociclista ficou ilhado.
Também houve registro de alagamentos na avenida Portugal e T-1, Alameda dos Buritis, Rua 56-A e na BR-153, além da Avenida 87, no Setor Sul, onde um homem quase foi levado pela enxurrada, mas foi salvo por populares com a ajuda de uma corda. Ele passava de carro pelo local, mas abandonou o veículo e tentou sair.
Alto volume de chuvas em Goiânia
Nos últimos 14 dias, Goiânia ultrapassou a média de chuvas prevista para janeiro, acumulando 274,4 milímetros (mm), conforme medição do pluviômetro do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).
Apenas entre domingo (12) e terça-feira (14), foram registrados 224,4 mm, o que corresponde a 90,5% do volume esperado para todo o mês, que é de 247,8 mm.
No histórico de chuvas da capital, o volume registrado entre os dias 12 e 13, de 135,5 mm, é o segundo maior já anotado na região central, ficando atrás apenas dos 136,6 mm registrados em 9 de dezembro de 2005, na estação da Avenida Paranaíba.