A forte chuva que atingiu Goiânia na noite deste domingo (12) causou estragos, alagamentos e deslizamentos de terra em diversos pontos.
Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehho), o volume de chuvas foi 12 vezes maior que o esperado.
O previsto era 12 milímetros (mm) de chuva na capital, mas foram registradas precipitações de 145,2 mm no Jardim Pompeia, na Região Norte, volume equivalente ao esperado para mais de 10 dias.
No Centro de Goiânia, próximo à Câmara Municipal, o volume também foi grande, chegando a 131,2 mm. O volume esperado para a localidade também era de 12 mm.
Chuva em Goiânia
De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram atendidas ao menos três ocorrências de alagamento, na Avenida Anhanguera, no Setor Central; na Rua 21 de Abril, no Setor Vila Vera Cruz; e na Avenida 87, no Setor Sul.
Também foram registradas duas queda de árvore, na Alameda Marginal Botafogo, no Setor Leste Universitário, e na Rua Gercina Borges, no Setor Sul. Casas também foram alagadas.
Além disso, diversos semáforos foram afetados, e, segundo a a Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), as equipes já estão em campo para solucionar os problemas. (Confira a íntegra no final do texto).
Conforme o coordenador geral da Defesa Civil, Robledo Mendonça, um deslizamento de terra foi registrado na Marginal Botafogo, que precisou ser interditada.
“O lixo foi o causador desse deslizamento. A gente observa que a boca de lobo ficou entupida pela quantidade de lixo, a água passou por cima da boca de lobo e levou a terra”, detalhou em entrevista à TV Anhanguera.
Segundo o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, foram identificados 126 pontos de inundação na capital. Na manhã desta segunda-feira (13), as equipes da Defesa Civil já estão atuando para solucionar os problemas.
O gestor municipal também destacou, em entrevista à TV Anhanguera, que para resolver o problema é preciso refazer a drenagem urbana, que já é bem antiga.
“A região central não está preparada para essa chuva. A drenagem é muito antiga. Não é só fazer uma nova drenagem, tem que substituir a velha.”, apontou.
Ver essa foto no Instagram
Nota da SET
“A Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) informa que as equipes estão em campo desde a madrugada desta segunda-feira para retomar o pleno funcionamento do trânsito e dos semáforos afetados pela chuva.
As equipes também estão empenhadas em vários outros pontos, dando apoio às áreas afetadas.”