Um avião de pequeno porte caiu e explodiu após sair da pista em Ubatuba, no Interior de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (9).
No total, cinco pessoas estavam a bordo, sendo quatro passageiros, todos da mesma família, e o piloto, que morreu. Além disso, uma pessoa que passava pelo calçadão também foi atingida.
Avião que caiu em Ubatuba saiu de Goiás
De acordo com a Rede VOA, concessionária que administra o aeroporto de Ubatuba (SP), o avião saiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás. Entretanto, se acidentou no momento do pouso, pois as condições meteorológicas eram degradadas, com chuva e pista molhada.
Segundo Registro Aeronáutico Brasileiro, o avião foi fabricado em 2008 pela Cessna Aircraft e estava em nome da família goiana Fries, que possui propriedades e empreendimentos rurais na cidade de Mineiros.
A aeronave possui capacidade para oito pessoas e estava em situação regular, com Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) válido até setembro deste ano. Entretanto, não possuía autorização para táxi aéreo.
- Violência doméstica: Homem é preso suspeito de amarrar e torturar esposa com choques elétricos, em Goiás
Até o momento, a Prefeitura de Ubatuba informou seis vítimas do acidente, sendo cinco ocupantes do avião (três adultos e duas crianças) e uma mulher que passava pelo local, que foi correr e acabou torcendo o pé.
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que vai investigar a ocorrência. (Confira a íntegra no final do texto)
Câmeras de segurança registraram o momento que a aeronave saiu da pista em alta velocidade e explodiu. Assista:
Ver essa foto no Instagram
Nota da VOA
“A Rede VOA confirma o acidente com a Aeronave prefixo PR GFS – modelo Cessna Citation 525 CJ1 – nas proximidades do Aeroporto de Ubatuba, administrado pela concessionária.
A aeronave saiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás (SWME), com cinco pessoas e tentou pousar em Ubatuba. As condições meteorológicas eram degradadas, com chuva e pista molhada.
Após o pouso, a aeronave ultrapassou a pista, atravessou o alambrado da Cabeceira 09 e atingiu uma mulher e uma criança. Ambas estão com vida. O SERIPA já foi acionado e está coletando informações.
Foram resgatadas quatro pessoas, sendo um casal e duas crianças. O piloto ficou preso às ferragens e veio a óbito.”
Nota da FAB
“Investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizado em São Paulo (SP), foram acionados, nesta quinta-feira (09/01), para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PR-GFS, no município de Ubatuba (SP).
Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.”
*Matéria atualizada às 10h37 do dia 10/01/2025 para correção na quantidade de vítimas feridas, informado pela Prefeitura de Ubatuba.