A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que os últimos dias do ano devem ser marcados por fortes chuvas e tempestades, especialmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.
O motivo é a formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). As chuvas devem se concentrar no sudoeste da Amazônia, “cruzando as regiões Centro-Oeste e o Sudeste, até o Oceano Atlântico”.
Este será o segundo evento de ZCAS registrado neste ano, prometendo acumulados expressivos de precipitação. A expectativa é que as chuvas permaneçam até a próxima segunda-feira (30).
De acordo com o Inmet, o novo sistema deve favorecer acumulados de chuvas superiores a 100 mm em diversas áreas e até 150 mm em algumas regiões.
No Centro-Oeste, especialmente, em Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal, os volumes devem ser significativos, especialmente em áreas já vulneráveis às precipitações intensas.
Para esta quinta-feira (26), a previsão indica a região leste de Goiás está mais suscetível para temporais, com potencial de tempestades severas.
Previsão para 2025
A ZCAS é marcada por uma faixa persistente de nuvens que se estende do Norte ao Sudeste do Brasil, resultando em chuvas contínuas e abrangentes, frequentemente responsáveis por acúmulos significativos em diversas regiões do país.
A configuração atmosférica atual indica alta probabilidade de novos eventos de ZCAS nos próximos meses. A combinação de neutralidade climática com tendência para o frio, somada às condições de umidade e circulação atmosférica, cria um ambiente ideal para o surgimento desse sistema meteorológico.