Goiás está com alerta ativo para possibilidade de chuvas intensas e rajadas de vento que podem chegar a 60 km/h, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).
A previsão é que as tempestades, acompanhadas de descargas atmosféricas, persistam até esta sexta-feira (20).
Conforme o órgão, com sol e variação de nebulosidade, a dupla calor e umidade indica o favorecimento de formação de áreas de instabilidade.
Cidades afetadas com chuvas intensas e rajadas de vento
Algumas regiões específicas, como Firminópolis, São João da Paraúna, Montes Claros, Davinópolis e Nova Aurora, devem enfrentar tempestades mais intensas, com previsão de chuvas na média de 30 mm.
O maior volume de precipitação está previsto para Palminópolis, com estimativa de 32 mm. Em Goiânia, foi emitido um alerta amarelo devido à possibilidade de chuvas intensas, que podem alcançar até 50 mm por dia, acompanhadas de ventos fortes entre 40 e 60 km/h.
Em Luziânia, a previsão aponta para céu encoberto, pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Já em outras localidades de Goiás, como a cidade de Goiás, espera-se trovoadas, com 80% de probabilidade de precipitação e acumulado estimado em cerca de 5,6 mm.
As condições indicam instabilidade em municípios como Porangatu, Catalão, Jataí, Rio Verde, Luziânia, Anápolis, Itumbiara, Ouvidor, Goiandira, Três Ranchos, Cumari, Ipameri, Nova Aurora, Formosa, Cristalina, Santa Helena, Ceres, Goianésia, Davinópolis, Rubiataba, Flores de Goiás, Iporá, Araguapaz, Aruanã, Montes Claros, Palmeiras de Goiás, Caiapônia, Doverlândia, São João da Paraúna, Firminópolis, Palminópolis, Cocalzinho, Caçu e Posse.