A cadela Haxa, de 4 anos, morreu enforcada em um pet shop em Planaltina de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, conforme denúncia da tutora Angélica Fernandes, que é corretora de imóveis.
Segundo a tutora, os funcionários teriam saído para almoçar e deixaram a cadela presa em uma coleira em cima de uma bancada. O animal teria escorregado e ficou pendurado pelo pescoço.
Segundo a tutora, Haxa ia ao pet shop semanalmente desde 2022. Na última terça-feira (3), ela deixou a cadela nas mãos de um funcionário e, por volta de 11h20, recebeu mensagem da proprietária do estabelecimento, que mora no andar de cima, dizendo que ela estava pronta.
A mulher então disse que os funcionários sairiam para o almoço ao meio-dia, mas que ela mesma entregaria o animal. O filho da corretora então se dirigiu ao local para buscar a cadela, mas quando chegou na porta do estabelecimento, viu o animal pendurado pelo pescoço.
“Quando [meu filho] chegou para buscar ela, pela porta de vidro ele a viu pendurada e correu desesperado, pegou ela no colo, ainda tentando fazer alguma coisa, mas ela já estava sem vida. Já a tinha defecado, estava com a linguinha para fora, com os olhos para fora”, detalhou.
A corretora detalhou que o filho dela passou mal e precisou ser atendido em um hospital após encontrar a cadela morta no estabelecimento.
Angélica denunciou o caso à Polícia Civil e registrou um boletim de ocorrências. O caso está sendo investigado e os envolvidos e testemunhas devem ser ouvidos nos próximos dias.
Pet shop é fechado após cadela morrer enforcada
Nas redes sociais, o pet shop onde aconteceu a morte anunciou, nessa segunda-feira (9), o encerramento temporário das atividades do estabelecimento. Segundo a proprietária, o local foi vandalizado e estão se sentindo ameaçados.
Em nota, ela disse que estão enfrentando “uma situação extremamente dolorosa: a perda de um cachorro sob os nossos cuidados, causada por negligência de um funcionário.”.
O pet shop ainda informou que o funcionário foi demitido e que custeou a cremação da cadela.
Posicionamento do pet shop na íntegra:
“Sou a proprietária e fundadora do pet shop e hoje venho a público com o coração profundamente entristecido para falar sobre o lamentável ocorrido em nosso estabelecimento. No dia de hoje, enfrentamos uma situação extremamente dolorosa: a perda de um cachorro sob os nossos cuidados, causada por negligência de um funcionário. Quero, antes de tudo, expressar minhas mais sinceras desculpas e sentimentos aos tutores do animal. Entendo que nenhum gesto pode reparar essa perda, mas gostaria de garantir que estamos fazendo todo o possível para lidar com as consequências deste trágico episódio. Assim que tomei ciência do ocorrido, medidas imediatas foram tomadas. O funcionário envolvido foi advertido, nos próximos dias outras medidas serão tomadas, e estamos revisando nossos protocolos de treinamento e supervisão para garantir que algo assim jamais volte a acontecer.
Além disso, nosso compromisso foi honrar a dignidade do animal. Custeamos integralmente o envio do corpo ao crematório, uma pequena atitude que, naquele momento, era o mínimo que poderíamos fazer. Desde então, temos buscado entrar em contato com os tutores para oferecer o devido apoio emocional e qualquer outra assistência que possa aliviar, ainda que minimamente, essa situação. Na condição proprietária do local, busco sempre estar presente e monitorar todos os procedimentos que são feitos nos pets, porém hoje, infelizmente, não pude estar na empresa porque estou de resguardo e tive que cuidar dos meus dois filhos pequenos.
Em relação à continuidade do funcionamento do pet shop após o incidente, gostaria de esclarecer que decidimos não fechar as portas naquele momento porque outros animais sob nossos cuidados aguardavam tratamentos e atendimentos que não poderiam ser adiados sem comprometer o bem-estar deles. Essa decisão foi tomada com base na nossa responsabilidade com todos os pets que estavam sob nossa responsabilidade neste dia. Por fim, quero reforçar que este pet shop foi criado com o propósito de oferecer um cuidado especial e humanizado aos animais que são parte fundamental da vida de tantas pessoas.
Este compromisso permanece, e estamos dedicados a reconstruir a confiança de nossos clientes e da comunidade, trabalhando incansavelmente para que nunca mais haja um incidente dessa natureza. Agradeço pela compreensão e reitero o meu mais profundo pesar. Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos e comprometidos com a melhoria constante de nossos serviços. O funcionário já foi desligado da empresa, terei que parar com o funcionamento por segurança minha, da minha equipe e dos pets que estavam agendados porque o estabelecimento foi vandalizado e nos sentimos ameaçados. Agradeço aqueles que nos prestaram apoio e confiam no nosso trabalho, mas infelizmente não nos sentimos seguros para continuar”.
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