A Polícia Civil de Goiás por meio da 1ª Delegacia Distrital de Polícia de Goiânia, cumpriu nessa segunda-feira (18), oito mandados de prisão temporária além de busca e apreensão contra integrantes de uma associação criminosa especializada em estelionatos e fraudes em financiamentos imobiliários.
Conforme a polícia, as instituições financeiras eram levadas a erro por meio de documentos fraudulentos que inflavam artificialmente o patrimônio de laranjas, com o objetivo de aprovar operações bancárias.
Fraudes em financiamentos imobiliários
Os golpes consistiam na remoção do gravame da hipoteca nos cartórios, tornando os bens disponíveis para venda. A polícia ainda destacou que os imóveis envolvidos eram de alto padrão, geralmente localizados em condomínios de luxo.
“Denúncia foi realizada há um ano dando conta que integrantes estavam falsificando documentos para a viabilização de financiamentos imobiliários. Os integrantes conseguiam falsificar as cartas de anuência e quitação de imóvel, baixando e retirando da certidão de matrícula, a hipoteca do cartório e consequentemente desembaraçando o imóvel e deixando disponível para a venda”, explicou o delegado responsável pelo caso, Paulo Ribeiro.
O grupo também adotava a prática de superestimar a avaliação do imóvel, o que resultava no aumento do valor do financiamento. Com isso, o proprietário do imóvel devolvia a quantia excedente ao autor intelectual, permitindo-lhe obter uma vantagem indevida.
- Investigação: PF mira militares suspeitos de planejar matar Lula, Alckmin e Moraes; há mandados em Goiás
Além disso, os investigados utilizavam cartões de crédito com limites elevados em lojas de confecção pertencentes ao grupo.
Os responsáveis irão responder por falsidade ideológica, estelionato, furto mediante fraude e lavagem de dinheiro, já que mascaravam a origem ilícita dos valores por meio da aquisição de imóveis e veículos.
A operação nomeada como “Regresso” contou com o apoio de 40 policiais e as investigações continuam para identificar a participação de outros envolvidos.
- Mercado de trabalho: Goiás abre seleção para 34 vagas com salários de até R$ 25,7 mil; veja como se inscrever