A inadimplência no Brasil está entre os principais desafios enfrentados pelas e pelos consumidores, afetando diretamente a economia e o desenvolvimento local.
Para muitas empresas, a busca por crescimento e expansão pode resultar em investimentos elevados e no aumento no volume de crédito utilizado.
No entanto, sem uma gestão eficiente, os investimentos podem resultar em um acúmulo de dívidas e, eventualmente, na tão temida inadimplência.
Nesse contexto, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Goiânia se destaca como uma parceria estratégica, oferecendo soluções para ajudar a lidar com esse problema.
Inadimplência
Dados do Indicador de Inadimplência da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apontam que quatro em cada dez brasileiros adultos (40,91%) estavam negativados em setembro de 2024, o que representa 67,54 milhões de consumidores.
Em comparação com o mês anterior, agosto, houve aumento de 0,47% no número de inadimplentes. Já em relação ao mesmo período do ano passado, o total de inadimplentes caiu 0,32%.
No recorte por faixa etária, a maior concentração de inadimplentes está entre pessoas de 30 a 39 anos, o que representa 23,70% do total de consumidores negativados.
Já em relação ao gênero, as mulheres são a maioria dos devedores, totalizando 51,19% e os homens 48,81%.
Considerando Goiás, o número de pessoas com contas atrasadas cresceu 2,47% em setembro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2023. Esta foi a terceira alta consecutiva.
Os dados apontam que o setor bancário, com cartões de crédito, segue liderando como a principal origem das dívidas em Goiânia, seguida de outros setores como contas de água e luz, comércio e comunicação.
Soluções da CDL Goiânia para redução da inadimplência
De acordo com o gerente de negócios Wanderson Lima, a CDL Goiânia atua de forma ativa para ajudar o empresário na gestão financeira, reduzindo desta forma a inadimplência.
“Um dos objetivos da CDL é ajudar o empresário na sua gestão financeira, com uma redução da inadimplência. E o principal serviço que auxilia o empresário para isso é o SPC Brasil. Através dele nós temos as consultas de análise de crédito, que ajudam na hora de fazer a venda a prazo ou no crediário. Antes mesmo de fazer essa venda o empresário tem noção se aquele cliente pode ou não ficar inadimplente.”, ressalta.
Lima ainda destaca que a CDL Goiânia oferece monitoramento em todo o ciclo para do negócio de venda, dando segurança, gestão e recuperação de dívida, e com isso a redução de inadimplência, além de uma boa gestão financeira.
“A CDL oferece serviço de monitoramento que atende todo o ciclo de negócio de venda de uma empresa, desde a prospecção de um cliente, para saber se aquele cliente tem realmente o perfil que a empresa precisa, o perfil que aquele produto precisa, como é que está a situação financeira dele no mercado, se ele tem um bom histórico de pagamento, como é que está o score desse cliente, se ele vai ter risco de ficar inadimplente no futuro próximo, e também após a negativação desse cliente, como é que ele vai se fazer para poder recuperar essa dívida.”
De acordo com o gerente, além das ferramentas, a CDL Goiânia também conta com capacitações em escola de negócios, que auxilia na gestão financeira.
“Temos curso de gestão financeira, cadastro crédito de cobrança, como ser um bom cobrador, como fazer uma régua de cobrança, como analisar melhor o perfil de um cliente. Então a gente tem capacitação profissional que atende esse segmento para redução de inadimplência, melhoria da análise de crédito na hora de construir uma venda e outras capacitações e também que ajuda o empresário no seu dia a dia, em todo o ciclo de negócio da empresa.”, complementa.
Além disso, ele destaca que a câmara está em constante inovação para auxiliar os empresários, especialmente através da tecnologia, tudo para manter a saúde financeira do negócio.
“A tecnologia principal delas, que é o SPC Brasil, ele é feito através de uma grande tecnologia por trás, nós temos inteligência artificial, monitoramento, gestão de dados, anuários de dados e a disponibilização dessas informações de forma estratégica para que o empresário analise e tome decisões rápidas sem correr riscos desnecessários. Então, a gente está sempre em constante inovação, constante renovação dessas plataformas, dessas informações, buscando dados confiáveis para poder fornecer para o nosso cliente.”
Por fim, Wanderson Lima destaca que os empresários podem ter acesso a todas as soluções oferecidas pela CDL Goiânia para auxiliar no monitoramento financeiro a partir do momento que se torna um associado.
“A partir do momento que o cliente passou a fazer parte da CDL, ele tem acesso a diversas soluções para poder ajudar nesse monitoramento financeiro.”, finaliza.