O Governador de Goiás e liderança de direita, Ronaldo Caiado (União Brasil), teceu críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, especialmente quanto ao seu jeito de fazer política.
Além disso, afirmou que ele foi “extremamente deselegante” com seus apoiadores nas eleições municipais de 2024.
Caiado fala sobre jeito como Bolsonaro faz política
Em entrevista à Folha de S. Paulo nessa segunda-feira (28), um dia depois do segundo turno das eleições, Caiado destacou que o país está cansado da forma como Bolsonaro e seus aliados fazem política, com extremismo.
Na visão de Caiado, isso ficou explícito na eleição municipal de 2024. Em Goiás, Goiânia e Aparecida de Goiânia, as duas maiores cidades do estado, foram para o segundo turno tiveram embate direto entre o Caiadismo e Bolsonarismo. Em ambas, os candidatos apoiados por Bolsonaro foram derrotados.
“Ninguém aguenta mais, é uma conversa chata, cansativa, enjoada, as pessoas acham que de repente são professores de Deus. ‘Tem que ser assim, falar desse jeito, se não for assim, você é comunista’, essas coisas cansaram”, disse à Folha.
- Mercado de trabalho: Secretária de Indústria e Comércio abre processo seletivo com salário de até R$ 10,8 mil
Deselegante
Em outra entrevista dada ao Estúdio i, da Rede Globo, nessa terça-feira (29). Caiado também destacou que Bolsonaro foi extremamente deselegante com parte de seus apoiadores, que caminhou ao lado apenas dos apoiados, mas não fez o mesmo com governadores, prefeitos e deputados que o apoiaram.
“A crítica que faço aqui ao Bolsonaro é que ele devia, em vez de ficar fechado dentro de uma estrutura apenas do PL e achar que o 22 constrói eleição em todos os 5.569 municípios, devia ter tido humildade de ouvir as pessoas que também o apoiaram nos municípios”, destacou.
Sobre a disputa em Goiânia, Caiado disse que buscou diálogo com Bolsonaro, mas foi ignorado e surpreendido com a vinda dele a Goiás lançando os candidatos, sem sequer ser ouvido.
“Busquei o diálogo, busquei o entendimento. Simplesmente, nem resposta deram e lançaram candidatos nas principais cidades.”, ressaltou.
Ronaldo Caiado, de 75 anos, é médico e está em seu segundo mandato consecutivo como Governador de Goiás. Antes, já foi senador e deputado federal. Em 2026, ele destacou que será candidato à Presidência da República.
Bolsonaro
Na última semana, Bolsonaro também criticou publicamente Ronaldo Caiado. Após almoço em apoio à reeleição de Ricardo Nunes (MDB), em São Paulo, na terça-feira (22), Bolsonaro disse que Caiado aceitou apoio do PT.
“Quem diria o Caiado da UDR (União Democrática Ruralista), que fala grosso, gosta de ranger os dentes, aceitou o apoio do PT. Agora, o PT não apoia de graça. Alguma coisa foi acertada”, disse o ex-presidente.
A informação foi desmentida pelo governador em vídeo divulgado nas redes sociais.
- ‘Alto grau de periculosidade’: Andarilho preso em Goiás já matou ao menos 10 pessoas