O domingo de eleição em Goiás também foi marcado por altas temperaturas em algumas cidades do estado.
A cidade de Goiás, no centro do estado, registrou 44,5 °C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No ranking nacional de maiores temperaturas, a cidade ficou em primeiro lugar.
Maior temperatura em Goiás
Segundo o Inmet, Goiás registrou a maior temperatura da série histórica do estado, desde 1960. A medição foi realizada nesse domingo (6), e outra cidade goiana também aparece na lista das mais quentes do país. Aragarças, no oeste de Goiás, registrou 42,8 ºC, ocupando o quinto lugar no ranking nacional de temperaturas.
Na mesma lista, o Inmet apontou que Goiânia chegou a 41 ºC, São Miguel do Araguaia atingiu 40,5 ºC, e Edéia registrou 40,3 °C.
Já na última sexta-feira (4), Goiânia registrou a temperatura mais alta do ano, atingindo 41,1 °C, com base nas informações do Inmet.
Conforme Elizabete Alves, meteorologista do instituto, a onda de calor está sendo causada por uma massa de ar seco que está sobre Goiás.
Veja como se proteger das altas temperaturas
- Beber pelo menos 8 copos de água por dia. Mantenha uma garrafinha sempre cheia por perto.
- Consuma sucos naturais, água de coco, chás gelados e bebidas isotônicas.
- Coma frutas com muita água, como melancia, abacaxi, melão e laranja. Também é importante comer verduras e legumes, que são compostos em grande parte de água.
- Evitar desidratação
- Cuidado com o sal e bebidas alcoólicas, que podem desidratar.
- Repor sais minerais
- A água de coco ajuda a repor os sais minerais perdidos pelo suor. A banana e a uva também são boas fontes de potássio.