Mesmo com a última chuva que ocorreu nesse sábado (28) em grande parte do estado de Goiás, não foi capaz de amenizar as altas temperaturas.
De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas de Goiás (Cimehgo), a capital terá máxima de 35°C nesta segunda-feira (30) e algumas regiões do oeste do estado, os termômetros poderão marcar 41°C.
Onda de calor
Com base no gerente do Cimehgo, André Amorim, a umidade do ar também estará em declínio o que dificultará ainda mais a probabilidade de ocorrência de pancadas de chuva.
Já na região central de Goiás, por onde passou uma massa de ar frio no sábado, o início desta semana deve registrar temperaturas entre 19ºC e 36ºC.
Na região oeste, a temperatura mínima é de 22º C e a máxima de 41ºC; no norte, deve variar entre 23º C e 40º C; no leste, entre 17º C e 36º C; no sudoeste, de 19º C a 37º C; e no sul, de 19º C a 36º C.
Previsão de chuvas
Para todo o estado, a previsão é de predomínio de sol e umidade do ar entre 80% e 20%. Embora com baixa probabilidade, o gerente do Cimehgo informou à TV Anhanguera que há previsão de registros de chuvas nesta semana. Porém a mudança de clima deve ocorrer apenas na próxima semana.
“Caso ocorra [chuva], teremos um chuvisqueiro ou chuva leve, mas a probabilidade é muito baixa. Agora, a frente fria vai chegar com maior intensidade, realmente, aqui próximo às cidades de Goiás, no dia 9 [de outubro]. Assim, veremos chuvas novamente em Goiás de maneira mais homogênea,” ressalta André Amorim.
Além disso, André Amorim ainda chama a atenção para os cuidados com os incêndios florestais e a economia de água.
“Ainda não é aquele momento de comemorarmos ou baixarmos a guarda para a questão das queimadas e do uso racional da água”, alerta.