As eleições de 2024 prometem ser um marco na história política de Goiânia, com um cenário altamente acirrado.
Com candidatos fortes e propostas distintas, a corrida eleitoral está a todo vapor, com questões que afetam diretamente os cidadãos goianienses.
Neste ambiente competitivo, vamos explorar os principais candidatos e suas propostas para a capital goiana.
Tudo sobre Matheus Ribeiro
- Nome: Matheus Araújo Ribeiro (PSDB)
- Nascimento: 17 de julho de 1993 (31 anos)
- Naturalidade: Goiânia – Goiás
- Profissão: Jornalista e Empresário
- Formação: Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG)
- Base eleitoral: Goiânia
- Coligação: Sem Coligação
Histórico
◼️ Matheus Ribeiro disputou a eleição de 2022, pela primeira vez, para o cargo de
deputado federal, quando obteve 46.961, na maioria das cidades do estado. Tornou-se primeiro suplente do PSDB na Câmara dos Deputados.
◼️ Atualmente é presidente municipal do PSDB em Goiânia e no dia 3 de agosto de 2024, foi lançado como pré-candidato a prefeito da capital.
◼️ Matheus Ribeiro é um candidato sem coligações ou apoio de outros partidos. Até o momento, o partido lançou 32 candidatos a vereador.
Principais propostas
◼️ Participação da população na política
Algumas das ideia-chave de Matheus Ribeiro para a gestão pública são, renovação e reestruturação atual do cenário político na capital goiana, participação da população na política e na gestão, buscando de volta o conceito de cidade-bairro, remanejamento de pastas/secretarias da prefeitura para melhor otimização da gestão pública, além da estruturação de um novo organograma para a prefeitura.
◼️ Coleta de lixo
O candidato alega que o problema do lixo na Capital não está somente na coleta de lixo, no consórcio LimpaGyn e na Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), mas também está visível no aterro sanitário da cidade que foi inaugurado na década de 70 e possui uma vida útil de apenas 17 anos.
Conforme o candidato, a cidade vive com ausência de lixeiras da Prefeitura em pontos estratégicos, de contêineres para descarte de lixo nas próprias quadras onde os goianienses vivem e até mesmo com a falta de um calendário da coleta de lixo e da coleta seletiva na cidade.
Como proposta de governo, o candidato pretende ampliar o número da coleta de lixo para transformar Goiânia na primeira Capital Lixo Zero do Brasil.
◼️ Trânsito
Para destravar o trânsito da capital, o candidato propõe a criação de um órgão técnico com o uso de tecnologia. A Companhia de Engenharia de Tráfego da capital-CET.
Ele destaca que a CET de Goiânia irá implementar um sistema de trânsito mais eficiente, onde o cidadão não perca tempo parado. O objetivo é que as pessoas possam aproveitar melhor seu tempo, seja no parque, se divertindo, ou com a família.
Matheus Ribeiro também ressalta que Goiânia foi projetada para ser uma cidade planejada, mas que ao longo dos anos esse planejamento foi negligenciado, resultando em uma capital desorganizada, onde qualquer trajeto leva horas e dificulta a vida dos goianienses.
Matheus enfatiza que tem uma forma diferente de fazer política e que irá implementar profissionais qualificados para lidar com as questões de trânsito na cidade.
◼️ Políticas Públicas
O candidato defende iniciativas mais assertivas e eficientes em relação à aplicação da Lei Maria da Penha e à redução do feminicídio.
Matheus defende políticas públicas que busquem maneiras efetivas de solucionar esse problema, sendo uma das medidas do plano de governo do candidato a instituição de grupos de apoio municipais.
Conforme ele, nesses grupos, as mulheres serão acolhidas, respeitadas e terão a garantia de segurança para si e para seus filhos.
Esse plano se dará em parceria com as delegacias da mulher, assistência social, conselhos tutelares e conselhos comunitários.
◼️ Mercado de trabalho
O jornalista e candidato à prefeito, Matheus Ribeiro (PSDB), propõe a criação de uma ‘Escola de Oportunidades’ para que jovens goianienses tenham a oportunidade de ingressar no novo mercado de trabalho, com conhecimento técnico e voltado para o universo digital.
Segundo a proposta, as unidades físicas e digitais de capacitação técnica teriam foco em empreendedorismo e no mercado de trabalho.
Matheus Ribeiro aponta ainda a necessidade de mudar a forma de fazer política em Goiânia, com novas soluções. De acordo com o projeto Escola de Oportunidades, a cidade terá várias unidades de capacitação técnica para que as novas gerações tenham conhecimento para ocupar o mercado de trabalho ou criar seu próprio negócio.
- Eleições 2024: Saiba quem são os candidatos a prefeito de Goiânia