Nas eleições 2024, a disputa pela prefeitura de Goiânia promete ser acirrada, com candidatos que representam diferentes espectros políticos e propostas para a cidade.
Cada um deles traz as próprias experiências e visões para Goiânia, prometendo diferentes abordagens e soluções para os desafios da cidade.
Com o fim das convenções, os candidatos começam o registro das candidaturas e, a partir do dia 16 de agosto, tem início a propaganda eleitoral geral.
A campanha eleitoral será uma oportunidade para os eleitores avaliarem essas propostas e decidirem quem será o próximo líder da capital goiana.
Candidatos a prefeito de Goiânia
◼️Adriana Accorsi (PT) – Vice: Professor Jerônimo Rodrigues (PSB)
Deputada estadual e ex-delegada da Polícia Civil, Adriana Accorsi é uma das principais representantes da oposição. Sua campanha é centrada em políticas sociais, direitos humanos e desenvolvimento sustentável.
Accorsi terá o apoio de outros seis partidos na coligação: PCdoB, PV, Rede Sustentabilidade, PSOL, PSB e PMB.
Até o momento, foram lançados 116 candidatos a vereadores, sendo 32 do PT, 31 do PSB, 20 do PMB, 13 do PSOL, oito do PV, oito da Rede de Sustentabilidade e quatro do PCdoB.
◼️Fred Rodrigues (PL) – Vice: Leonardo Rizzo (Novo)
Fred Rodrigues foi escolhido pelo PL e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para concorrer à prefeitura. Sua carreira política começou em 2020, quando concorreu a vereador, mas não foi eleito. Em 2022, foi eleito deputado estadual, mas teve o mandato cassado em 2023 após serem identificadas irregularidades na prestação de contas da campanha de 2020.
◼️Matheus Ribeiro (PSDB) – Vice: Bartira Miranda (PSDB), professora de Direito da UFG
Matheus Ribeiro é um candidato sem coligações ou apoio de outros partidos. Até o momento, o partido lançou 32 candidatos a vereador.
◼️Professor Pantaleão (Unidade Popular) – Vice: Luciana Amorim (UP)
Reinaldo Assis Pantaleão, de 73 anos, nasceu em Goiânia. Ele é um professor aposentado com formação em história, já concorreu ao governo de Goiás e está, pela segunda vez, disputando a prefeitura de Goiânia. Nas redes sociais, ele afirma defender causas sociais e o socialismo.
Pantaleão não tem coligação e também não conta com apoio de outros partidos. Até o momento, foram lançados dois candidatos a vereadores.
◼️Rogério Cruz (Solidariedade) – Vice: ainda não definido
Antigo Republicanos e atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz busca a reeleição. Ele assumiu o cargo em 2021 após a morte do então prefeito Maguito Vilela e tem focado sua gestão em projetos de infraestrutura e melhorias nos serviços públicos. Entretanto, a gestão foi marcada por diversos problemas, especialmente nas áreas de limpeza urbana e saúde.
Cruz terá o apoio de três partidos na coligação: PDT, PRTB e Mobiliza. Até o momento, foram lançados 152 candidatos a vereadores.
◼️Sandro Mabel (UB) – Vice: Tenente-coronel Cláudia da Silva
Sandro Mabel foi escolhido pelo partido para liderar a disputa em Goiânia. Ele é o candidato apoiado pelo governador do estado, Ronaldo Caiado.
Ao longo de sua carreira política, Sandro Mabel foi deputado federal por quatro mandatos e também atuou como deputado estadual. Ele iniciou sua trajetória política em 1990, quando foi eleito deputado estadual pelo PMDB.
◼️Vanderlan Cardoso (PSD)- Vice: Paulo Daher (PP)
Vanderlan Cardoso é um político e empresário brasileiro nascido em Iporá. Iniciou sua carreira política como prefeito de Senador Canedo, onde exerceu dois mandatos (2005-2010) e promoveu avanços significativos em infraestrutura, saúde e educação.
Após candidaturas ao governo de Goiás em 2010 e 2014, ele se candidatou a prefeito de Goiânia em 2016, chegando ao segundo turno. Em 2018, foi eleito senador por Goiás, focando no desenvolvimento econômico, infraestrutura e empreendedorismo.