Oito pessoas foram indiciadas após conclusão do inquérito policial que apurava o desabamento da rampa no festival musical Rap Mix, realizado no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, em julho do ano passado.
Os indiciamentos são de envolvidos na montagem da estrutura e na segurança do evento. Nenhum proprietário das empresas envolvidas na realização do festival foi indiciado.
Conforme o relatório, assinado pelo delegado Leonardo Dias Pires, remetido à Justiça no final de abril, apesar do laudo pericial apontar que a causa do acidente ocorreu por falha na montagem, “foi identificado grande fluxo de pessoas e mesmo permanência delas em local indevido por se tratar de saída de emergência”.
Desta forma, segundo o documento, o fato contribuiu “para o exponencial crescimento do número de vítimas e pode ainda, em que pese a estrutura ter sido projetada para suportar o peso, ter sido o fator decisivo no colapso do piso”.
Entre os indiciados estão um engenheiro e um arquiteto, que devem responder por lesão corporal culposa, na modalidade de imperícia, agravada por estarem no exercício da profissão.
Além deles, há ainda um projetista, responsável pela projeção dos locais de montagem; e um intermediador de contrato, responsável por repassar as informações ao engenheiro, mesmo sem capacidade técnica. Eles também foram indiciados por lesão corporal culposa, mas na modalidade imprudência. O projetista ainda teve agravamento pelo exercício da profissão.
Os outros quatro indiciados na finalização do inquérito policial são coordenadores de equipes de segurança no festival, denunciados pelo mesmo crime, na modalidade de negligência.
Relembre a queda de rampa no Rap Mix
O acidente aconteceu no Estádio Serra Dourada no dia 9 de julho de 2023 e deixou 75 pessoas feridas. Na ocasião, a rampa desabou de uma altura de até cinco metros.
O caso mais grave registrado foi de uma jovem, de 21 anos, que teve traumatismo craniano e perdeu parte dos movimentos dos braços e pernas. Ela ficou mais de 45 dias internada em estado gravíssimo. A jovem perdeu parte do crânio e precisou passar por cirurgia para reconstrução.