A divulgação do vídeo onde o filho do Gusttavo Lima e Andressa Suíta aparece dirigindo um veículo está gerando repercussão nas redes sociais e tem sido motivo de críticas.
Nas imagens, o filho mais velho da modelo aparece conduzindo o veículo, enquanto o irmão mais novo aparece no banco do passageiro. Em determinado momento, o caçula chega a colocar a cabeça para fora do teto solar. (Assista abaixo)
Pedido de investigação após filho de Gusttavo Lima aparecer dirigindo carro
Diante da grande repercussão, o presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), delegado Waldir Soares, pediu à Polícia Civil que investigue o caso.
Por meio de nota, a polícia afirmou que o vídeo está sendo analisado pela Delegacia de Polícia de Bela Vista.
“A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Bela Vista – 2ª DRP, informa que foi notificada do caso e vai analisar os fatos à luz do Código de Trânsito Brasileiro”.
Por sua vez, o presidente do Detran, Delegado Waldir, disse que repudia a situação e que “quaisquer ações realizadas por figuras públicas podem incentivar conduta similar por parte da população, podendo gerar grave risco de acidentes nas vias públicas e particulares”.
Ver essa foto no Instagram
Mas afinal, a prática é proibida? Veja abaixo a opinião de um especialista em trânsito.
Condução em propriedade particular
Em entrevista ao Portal Dia, o Engenheiro de Transportes, Marcos Rothen, disse que mesmo se a condução do menor foi realizada em propriedade particular, conforme aparece os vídeos nas redes sociais, pode também ser considerada uma infração de trânsito.
“Se for numa fazenda, por exemplo, o caso é policial, pois, em tese, os pais colocaram os filhos em situação de risco. De qualquer forma a situação pode ser considerada como um crime, mas falo sempre em tese, pois o caso deve ser apurado e essa apuração deve ser feita pela policia, pois será necessária uma pericia no vídeo. Se uma autoridade de trânsito presenciasse essa situação, ai sim ela poderia agir de oficio”, explicou.
Marcos ainda ressaltou que se o caso requerer algum tipo de punição, “os pais poderão ser responsabilizados criminalmente”, pois segundo ele, “colocar os filhos de proposito em uma situação de risco é grave, podendo também envolver o conselho tutelar”.
“Configuro essa situação como um “horror”. A condução de veículos auto motores é algo que exige perícia e habilidade. Também é necessário que o condutor tenha capacidade física para faze-lo. Acidentes com veículos podem acontecer até em baixa velocidade em lugares sem tráfego ou isolados. E também, a baixa velocidade a gravidade dos acidentes para os envolvidos podem ser graves e até fatais”. destacou.
O engenheiro ainda afirmou que fala em “tese” sobre situações que são semelhantes a mostrada no vídeo, “visto que para confirmar a veracidade do vídeo e até mesmo a autoria da divulgação é necessária uma investigação policial”.
Conforme ele, também é crime divulgar imagens de crianças em atividades irregulares.
O Portal Dia entrou em contato com a assessoria da modelo e do sertanejo, mas até o momento não obtivemos respostas até a última atualização desta matéria.
Ver essa foto no Instagram