O Ministério da Previdência Social afirmou que a mensagem com a justificativa ‘bla, bla, bla‘ esrita em um laudo médico para negar auxílio-doença a um serralheiro, em Goiânia, foi uma “falha no sistema”.
O ministério também alegou que não houve envolvimento dos peritos médicos e que esse serio aconteceu no sistema da Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência (Dataprev).
Laudo médico do INSS
Por meio de uma nota de esclarecimento, a Dataprev lamentou os transtornos causados a funcionários peritos e segurados afetados.
A empresa também explicou que o erro foi causado a partir de uma falha técnica durante a atualização do sistema e que a geração dos arquivos PDFS dos laudos foi normalizada.
O caso foi divulgado após um serralheiro denunciar que teve dois auxílio-doença negado e que um deles o campo da justificativa estava preenchido com ‘bla, bla,bla’.
Em um primeiro esclarecimento, o INSS informou que os documentos com erro eram falsos e que em consulta à base de dados do INSS verificou-se que o documento exibido na matéria não existe
Ainda alegou que a última perícia médica realizada em abril deste ano, reconheceu a incapacidade labora do serralheiro, mas que em análise administrativa feita pelo INSS, o homem não tinha direito ao benefício por não ter a qualidade de segurado,
Confira a nota do Ministério da Previdência Social
“O Ministério da Previdência Social esclarece aos segurados que uma falha nos sistemas da Dataprev fez com que laudos médicos periciais fossem emitidos com os dizeres “blá blá blá”, no campo das “considerações”, que é preenchido com as justificativas do Perito Médico Federal sobre a capacidade ou incapacidade laborativa do segurado.
A Dataprev informou em nota que não houve envolvimento dos peritos médicos, mas erro no sistema de reconhecimento de direitos. “Apesar de ter sido identificado e corrigido tempestivamente, erros e inconsistências em alguns PDFs de laudos médicos consideraram conteúdos de teste (com textos utilizados para teste no formato blá-blá-blá), em vez de dados oficiais”, traz o comunicado.
A Perícia Médica Federal se solidariza com os médicos peritos que se sentiram ofendidos com o ocorrido e reafirma seu compromisso de atender com qualidade, respeito e ética médica os segurados da Previdência Social.
A Dataprev é a empresa pública que presta serviços à Previdência relacionados a bancos de dados e segurança da informação. A Previdência lamenta o ocorrido e reforça que está tomando todas as providências para que episódios como este não se repitam“.
Veja a nota da Dataprev
“Neste mês de maio, a Dataprev, em parceria com o Ministério da Previdência Social (MPS) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), está realizando a validação do sistema de reconhecimento de direitos para benefícios por incapacidade, em uma agência piloto, processo que implica uma maior frequência de atualizações de informações.
Com relação ao erro no laudo médico pericial emitido pelo Meu INSS, e noticiado no dia 14 de maio por veículos de imprensa, a Dataprev informa que este foi causado a partir de uma falha técnica, durante o processo de atualização do sistema.
Apesar deste ter sido identificado e corrigido tempestivamente, erros e inconsistências em alguns PDFs de laudos médicos consideraram conteúdos de teste (com textos utilizados para teste no formato blá-blá-blá), em vez de dados oficiais. Diferentemente do que foi noticiado na mídia, não houve envolvimento dos peritos médicos, mas erro técnico da Dataprev.
A empresa afirma que a geração dos arquivos PDFs está normalizada e ressalta que as informações preenchidas pelos peritos estão corretas nas bases de dados do sistema.
A equipe técnica da empresa continua acompanhando o processo de modernização e monitorando qualquer ocorrência fora do padrão.
A Dataprev lamenta transtornos causados a funcionários, peritos e segurados afetados”.