A Pesquisa de Investimento na Indústria 2023-2024, divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), nesta segunda-feira (22), revela que 6 em cada 10 indústrias tocantinenses planejam investir em 2024.
O aumento é de 12% em comparação com o ano anterior, no entanto, está abaixo da série histórica. Dos investimentos planejados para este ano, 73% têm como principal alvo o mercado interno.
De acordo com a pesquisa, 59% dos empresários entrevistados planejam investir em seus negócios em 2024. Dessas empresas, 53% já têm um plano em andamento, enquanto 47% estão elaborando um novo plano.
O estudo destaca que a maioria das indústrias do estado (61%) planeja investir na ampliação e melhoria da capacidade produtiva.
Além disso, 26% têm como objetivo aumentar e melhorar o processo produtivo, 11% pretendem introduzir novos processos produtivos e 3% têm planos de desenvolver novos produtos.
Em relação ao financiamento, 60% dos investimentos planejados serão realizados com recursos próprios da empresa ou dos sócios.
Indústrias tocantinenses precisam de crédito
A pesquisa também aponta que algumas empresas precisaram recorrer a crédito de bancos comerciais privados, que geralmente têm taxas de juros mais elevadas. Isso aumenta os custos e compromete a competitividade das empresas.
Em relação aos investimentos realizados no ano anterior, a pesquisa revela que 54% das indústrias do Tocantins investiram, o mesmo patamar registrado em 2019. No entanto, esse resultado ficou acima da expectativa, que era de 47%.
Dos investimentos realizados em 2023, apenas 40% foram feitos conforme planejado, sendo direcionados principalmente para aquisição de máquinas e equipamentos novos. Por outro lado, 19% das empresas cancelaram ou adiaram seus planos de investimento no ano passado.
Os principais obstáculos para as indústrias tocantinenses que pretendiam investir em 2023 foram as incertezas econômicas, seguidas pela falta de mão de obra qualificada, aumento dos custos dos insumos, queda na receita e carga tributária.
Entre as empresas que investiram em seus negócios no ano passado, mais da metade utilizou recursos próprios ou dos sócios.
A indústria tocantinense emprega atualmente 31.902 trabalhadores, gerando oportunidades de trabalho e contribuindo para a economia local.
Com uma população de aproximadamente 1,6 milhões de habitantes, o Tocantins é o quarto estado menos populoso do país. Essa característica demográfica, aliada ao potencial industrial em ascensão, cria um ambiente favorável para o desenvolvimento de projetos e investimentos, impulsionando o crescimento econômico e social do estado.