O número de mortes por dengue em Goiás chegou a 100 neste ano, conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Outros 141 óbitos ainda estão em investigação.
O aumento em relação ao ano passado é de mais de 81%. Em todo 2023 foram confirmadas 55 mortes pela doença.
Em comparação com 2022, ano com mais mortes por dengue, o índice tem queda de 44%. No total, 181 vidas foram perdidas no ano.
Dados revelam que, neste ano, a cidade com a maior quantidade de vítimas fatais pela doença é Anápolis, totalizando 18. Em seguida aparecem Luziânia (10), Goiânia (6), Valparaíso de Goiás (6), Águas Lindas (5), Aurilândia (5), Uruaçu (5) e Cristalina (5).
No estado, o sorotipo predominante é o 1, com 54,3% dos casos. Há ainda 44,9% de dengue tipo 2 e 0,8% do sorotipo 4. A variação 3, já identificada em São Paulo, ainda não foi registrada em Goiás.
Casos de dengue no Brasil
O Brasil já registrou mais de 3 milhões de casos prováveis de dengue neste ano. O número já é quase o dobro de todo o ano passado, quando foram detectados 1,6 milhão de casos.
Em relação as mortes, já foram registradas 1.256 desde o início do ano. Outros 1.857 óbitos estão em investigação. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (10).
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), Goiás e outras 8 unidades federativas estão com tendência consolidada de queda no número de casos de dengue: Acre, Roraima, Amazonas, Tocantins, Piauí, Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal.
- Volta do DPVAT: Entenda como vai funcionar o seguro obrigatório para veículos
Outros 13 estados apresentam com tendência de estabilidade: Rondônia, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo.
Alagoas, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Sergipe permanecem com tendência de aumento no número de casos.