A Cidade de Goiás entrou em alerta máximo após as fortes chuvas que caíram na cidade nesta terça-feira (20/2).
O Rio Vermelho, que corta o município de Goiás, no Centro-Norte do Estado, quase transbordou e provocou a transferência de pacientes internados no Hospital São Pedro d’Alcântara, localizado às margens do Rio.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os pacientes foram encaminhados para Itaberaí, Nerópolis, São Luís de Montes Belos, Iporá, Anápolis e Goiânia. O hospital na Cidade de Goiás segue atendendo os casos de emergência.
O secretário de Saúde, Rasível dos Reis, a cidade está buscando meio para evitar situações trágicas, já que há previsão de chuvas para a cidade nos próximos dias.
“Não podemos perder vidas por morte evitável. Estamos organizando locais alternativos para atendimento de pacientes no caso de emergência. Além de transferir os pacientes, estamos preocupados com próximos dois dias, já que a previsão é de chuva. Vão ficar viaturas dos bombeiros e ambulâncias do Samu dos dois lados do Rio porque se ele transbordar não tem como transitar”.
Além disso, a Secretaria Municipal de Cultura informou que está providenciando a transferência do acervo do Museu Casa de Cora para o prédio do Museu Confaloni, ao lado da Igreja do Rosário, distante cerca de 50 metros do rio.
Ver essa foto no Instagram
Fortes chuvas na Cidade de Goiás
Conforme o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) só nesta terça-feira choveu 92,6mm na Cidade de Goiás, o equivalente a nove dias de precipitação regular.
Com as chuvas, o nível do rio chegou a 2,30 metros na entrada da cidade e 4,78 metros na saída do município. Imagens mostram como ficou a cidade.
De acordo com o alerta do Cimehgo, a região pode apresentar chuvas intensas e rajadas de vento nos próximos dias.