Goiânia e outras oito cidades em Goiás receberão mais de 500 câmeras de monitoramento com inteligência artificial ao longo deste ano.
Os equipamentos serão capazes de fazer o reconhecimento facial de pessoas desaparecidas, procuradas pela Justiça e analisar suas características físicas, além de fazer a leitura de placas de veículos.
O projeto faz parte do Programa de Cidades Inteligentes, que está sob os cuidados da Secretaria-Geral do Governo (SGG), por meio da subsecretaria de Energia, Telecomunicações e Cidades Inteligentes (SETC).
Câmeras de monitoramento
Em Goiânia, especificamente na Região da 44, serão instaladas 22 câmeras de monitoramento. Os municípios do Entorno do Distrito Federal, como Águas Lindas de Goiás, Formosa, Luziânia, Planaltina, Cidade Ocidental, Valparaíso e Santo Antônio do Descoberto, receberão 331 câmeras.
Já a Cidade de Goiás receberá 43 câmeras como parte de um projeto piloto para transformar o município histórico em uma cidade inteligente modelo.
De acordo com a Secretaria-Geral de Goverrno (SGG), as câmeras terão a conexão por meio de fibra óptica para assegurar maior velocidade e segurança na transmissão de informações.
O projeto também inclui a instalação de quatro Centros Integrados de Inteligência, Comando e Controle (CIICC) e utilização de softwares específicos. A previsão é que o processo licitatório para o projeto ocorra ainda no primeiro semestre deste ano.
De acordo com a pasta, haverá integração e o uso estratégico de infraestrutura unificada, a interconexão de serviços, o acesso à informação, a comunicação, o monitoramento, o gerenciamento e outras soluções incorporáveis.