Além da cidade de Guapó e Itapuranga, mas duas cidades goianas cancelaram o carnaval após o aumento de casos da covid-19.
Desta vez, os municípios de Petrolina de Goiás e São Francisco de Goiás cancelaram as festividades.
Cancelamento do carnaval após aumento de casos de covid-19
Conforme a Prefeitura de Petrolina de Goiás, a decisão ocorreu em conjunto com as duas cidades, com o intuito de prezar com o bem-estar e a saúde da população. A gestão municipal ainda alegou que caso uma das duas prefeituras mantivesse as festividades enquanto a outra cancelasse, haveria uma explosão de visitantes na cidade em que o carnaval ocorreria.
A distância das duas cidades é de 22 Km e com base no pronunciamento da Prefeitura de São Francisco de Goiás, além do aumento dos casos de covid-19, a decisão ainda levou em consideração o decreto de situação de emergência por causa da Dengue no estado.
- Caso Pedro Lucas: Ossada encontrada não é de menino desaparecido em Rio Verde
A gestão ainda orienta no comunicado que a população não promova aglomerações e que os imóveis sejam mantidos sempre limpos, evitando assim o acúmulo de água em recipientes ou objetos que possam ajudar na proliferação do mosquito transmissor da dengue.
Casos de covid-19 em Goiás
O número de casos de covid-19 no estado aumentou 354,7% se comparado com as quatros primeiras semanas epidemiológicos em 2024 com o mesmo período em 2023.
Somente em janeiro deste ano, Goiás teve 4,45 vezes mais casos confirmados de covid-19 do que o total registrado em dezembro de 2023. Conforme o boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO), foram confirmados 1.236 casos da doença em dezembro, já em janeiro chegou a 5.502.