O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou nessa sexta-feira (2/02), a Expedição Jalapão para divulgação dos dados das coordenadas dos endereços coletados durante o Censo Demográfico 2022.
Foram captadas as coordenadas geográficas de todos os domicílios e estabelecimentos visitados, incluindo as áreas urbanas, no qual essa inovação permitiu a criação de um cadastro de endereços 100% georreferenciado pela primeira vez, fornecendo um panorama completo da cobertura territorial da coleta realizada pelo IBGE.
IBGE disponibilizará as coordenadas dos domicílios urbanos
O evento de divulgação das coordenadas geográficas dos endereços do Censo conta com uma programação organizada pelo IBGE, em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura de Ponte Alta do Tocantins e outros parceiros.
Além disso, a Agência dos Correios de Ponte Alta do Tocantins também inaugurou um totem interativo com acesso a tecnologias do IBGE, e logo após o grupo seguiu com a agenda em outros municípios do Jalapão como parte da “Expedição IBGE Jalapão Tocantins”, que será encerrada neste sábado (3/02), com o retorno para a capital.
Conforme o IBGE, o Censo Demográfico 2022 e a divulgação das coordenadas geográficas dos endereços representam um avanço significativo no conhecimento e na produção de estatísticas sobre a população brasileira, promovendo uma melhor compreensão da realidade socioeconômica do país.
A escolha do Tocantins como local para divulgar as coordenadas geográficas pelo presidente do IBGE tem um propósito específico, chamar a atenção do Brasil para a realidade deste estado relativamente novo e suas características ambientais únicas. O Jalapão, uma região inóspita e conhecida por seu potencial turístico, representa uma parte do estado que possui uma dinâmica ambiental diferenciada.
Expedição faz uma releitura do Brasil
A expedição Jalapão é inspirada nas expedições geográficas realizadas pelo IBGE nas décadas de 1940 e 1950 com o objetivo de fazer uma releitura do Brasil pouco conhecido. Além disso, é uma oportunidade de observar a evolução do país ao longo dos anos, despertando o interesse dos brasileiros e proporcionando aos cidadãos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a região.
O governador Wanderlei Barbosa ressaltou a precisão dos dados apresentados pelo IBGE e afirmou que “essas informações são fundamentais para o planejamento e desenvolvimento de políticas públicas eficientes em cada região do Estado”.
Atualmente o Tocantins é a unidade federativa com o maior crescimento comercial no Brasil, o que demonstra a importância desses estudos para o conhecimento e o desenvolvimento econômico da região.