Um asteroide do tamanho do estádio Maracanã se aproximará da Terra nesta sexta-feira (2/02), por volta das 11h41 e a Nasa classificou a situação como “potencialmente perigoso”.
O 2088 OS7 como é chamado o asteroide, mede aproximadamente 271 metros de diâmetro e passará a uma distância de 2,8 milhões de quilômetros do planeta.
Asteroide do tamanho do estádio Maracanã
Mesmo com o tamanho e classificação do asteroide, a Nasa alerta que não há risco de colisão.
“Não precisamos nos preocupar muito com isso, pois este asteroide não entrará na atmosfera da Terra, embora ainda se aproxime dela” explicou Minjae Kim, investigador do Departamento de Física da Universidade de Warwick.
Sendo assim, o asteroide é considerado potencialmente perigoso por ter mais de 140 metros de diâmetro e se aproximará a menos de 7,5 milhões de quilômetros da órbita da Terra em torno do Sol.
Em caso de impacto, asteroides dessa categoria podem desencadear tsunamis devastadores, terremotos e outros efeitos secundários que se estenderiam além da área de colisão.
A Nasa mantém um monitoramento constante de cerca de 25 mil asteroides potencialmente perigosos. A estimativa é que a terra seja atingida por um desse objetos a cada 20 mil anos.