A “Expedição Jalapão Tocantins” é uma das ações de divulgação nacional do Censo Coordenadas Geográficas dos Endereços, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O estado do Tocantins foi escolhido como base de lançamento do censo, que acontecerá no dia 2 de fevereiro, na cidade de Ponte Alta do Tocantins.
O evento contará com a presença do presidente do IBGE, Marcio Pochmann, do governador do estado, Wanderlei Barbosa, além de diretores, técnicos e representantes das esferas federal, estadual e municipal.
A expedição terá início no dia 1º de fevereiro, saindo da Praça dos Girassóis, em Palmas, com a participação de carros de diversos órgãos públicos e entidades parceiras do IBGE na produção de indicadores.
A concentração dos participantes ocorrerá a partir das 14h, no monumento Centro Geodésico do Brasil, onde os carros serão adesivados e os participantes receberão um kit e orientações para a expedição.
A saída está prevista para às 15h com paradas estratégicas no caminho. A primeira parada será em Taquaruçu, distrito de Palmas, onde será instalado um totem interativo com acesso às tecnologias do IBGE.
A segunda parada será no município de Santa Tereza do Tocantins, onde o grupo terá a oportunidade de conhecer a comunidade quilombola Barra do Aroeira e participar de uma atividade programada sobre as informações inéditas da população quilombola, coletadas no Censo Demográfico 2022.
Em Ponte Alta do Tocantins, na chegada por volta das 18h, além das falas das autoridades presentes, haverão também apresentações culturais regionais.
Além disso, o grupo cumprirá agenda nos municípios do Jalapão, encerrando a expedição na manhã do dia 3 e retornando para a capital, Palmas.
Censo 2022
No Censo Demográfico 2022, pela primeira vez o Instituto captou as coordenadas dos domicílios urbanos. Essa informação georreferenciada possibilita a realização de agregações de dados em diversos recortes geográficos, beneficiando a produção de estatísticas mais precisas.
A “Expedição IBGE Jalapão Tocantins” é uma oportunidade de mostrar o trabalho realizado pelo IBGE, a integração das informações geográficas e estatísticas, além de celebrar a colaboração de todos os envolvidos no projeto e a integração do país.
Portal de entrada para o Jalapão
Ponte Alta do Tocantins é uma cidade com uma rica história e é conhecida como o portal de entrada para o Parque Estadual do Jalapão, área de conservação ambiental que abriga alguns dos principais pontos turísticos do Tocantins.
Com suas cachoeiras, rios de águas cristalinas, corredeiras, dunas de areia dourada, grandes chapadas e formações rochosas impressionantes, o Jalapão é um destino popular para o ecoturismo e o turismo de aventura.
Um dos atrativos naturais de Ponte Alta do Tocantins é a Pedra Furada, uma formação rochosa que possui uma abertura em seu centro, criando um cenário único. Outro destaque é o Cânion Sussuapara, uma impressionante formação geológica com paredes rochosas altas e estreitas.
A história de Ponte Alta do Tocantins remonta ao final do século XIX, quando a região era habitada por canoeiros, caçadores e pescadores. O local era um distrito de Porto Nacional e era conhecido como Bom Jesus de Ponte Alta.
Em 1938, o povoado foi renomeado para Ponte Alta do Norte, devido a uma árvore caída que servia como ponte. Em 1958, o município foi emancipado e passou a se chamar Ponte Alta do Tocantins.