De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de tempestades acompanhadas de chuvas intensas para as próximas semanas em grande parte das regiões brasileiras.
Conforme o instituto, apesar da chegada do verão, que é marcado pela elevação das temperaturas, há condição favorável para chuva forte, queda de granizo, vento de intensidade moderada a forte e descargas elétricas.
Neste período, segundo o Inmet, é comum a ocorrência de chuva em praticamente todo o País. No Centro-Oeste, a chuva é provocada, principalmente, pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
Os maiores volumes de chuvas também podem ser observados no Centro-Oeste, com acumulados entre 700 mm e 1.100 mm.
Tempo em Goiás
Em Goiás, a temperatura deve ficar mais amena nos próximos dias, girando em torno dos 29ºC e 30º até janeiro de 2024.
O Inmet emitiu um alerta laranja, com risco de chuvas intensas para Goiás. Entretanto, há possibilidade que seja atualizado para amarelo ainda nesta sexta (22), com menos risco de tempestade.
Conforme a previsão, a partir de segunda-feira (25), os goianos ainda poderão sentir o tempo mais fresco, devido uma frente fria que chega no país.
Apesar do frio não chegar a Goiás com intensidade, o fenômeno pode deixar o tempo parcialmente nublado, com possibilidade de tempestades e ventania forte.
A previsão do tempo é baseada em dados colhidos por meteorologistas e, por isso, sofrer variações que fujam dos modelos previstos.