O árbitro goiano Wilton Pereira Sampaio entrou na lista dos finalistas ao prêmio de melhor árbitro do mundo em 2023.
A premiação é organizada pela International Federation of Football History & Statistics (IFFHS), a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol.
Árbitro Wilton Pereira Sampaio
O árbitro goiano tem 41 anos e segundo o site da IFFHS, a votação leva em consideração as atuações de apenas em jogos deste ano e será realizada por um júri de jornalistas esportivos e especialistas em futebol espalhados por mais de 120 países do mundo. O resultado deve ser divulgado no dia 1° de janeiro de 2024.
Esta será a primeira nomeação do árbitro goiano ao prêmio. Wilton irá disputar com 25 árbitros e é o único brasileiro que consta na lista.
Wilton que é natural de Teresina de Goiás, já foi eleito como melhor árbitro do Brasileirão, do Campeonato Goiano, onde apitou jogos em todas as Divisões do Campeonato Brasileiro.
Ele ainda já comandou finais da Copa do Brasil em 2012, 2019 e 2022 e tem participações em torneios como Copa América, Eliminatórias da Copa do Mundo, Mundial de Clubes, Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana, Copa Libertadores, Sul-Americana e em 2022 apitou pela primeira vez em partidas da Copa do Mundo.