O influenciador fitness Renato Cariani que foi alvo da Polícia Federal (PF) na manhã desta terça-feira (12/11), alegou que não tem noção dos motivos que levaram a corporação na inclusão de seu nome pela suspeita de integrar uma organização que desvia produtos químicos para a fabricação de drogas.
Conforme a PF, o influenciador que tem mais de 7,3 milhões de seguidores no Instagram, é sócio de uma empresa em São Paulo, que estaria supostamente envolvida no esquema.
Renato Cariani é alvo da Polícia Federal contra tráfico de drogas
A Polícia Federal informou que aproximadamente 19 toneladas de crack e cocaína podem ter sido fabricados a partir dos produtos que teriam sido desviados.
“Foram identificadas 60 transações dissimuladas vinculadas à atuação desta organização criminosa, totalizando aproximadamente 12 toneladas de produtos químicos (fenacetina, acetona, éter etílico, ácido clorídrico, manitol e acetato de etila), o que corresponde à mais de 19 toneladas de cocaína e crack prontas para consumo”, destacou a PF.
Conforme as investigações, a quadrilha emitia notas fiscais fraudulentas de empresas devidamente licenciadas para vender produtos químicos em São Paulo.
A polícia ainda alegou que todas as pessoas relacionadas aos fatos investigados devem responder cada qual dentro da sua esfera de responsabilidade, pelos crimes de tráfico equiparado, associação para fins de tráfico, bem como pelo crime de lavagem de dinheiro. As penas podem ultrapassar 35 anos de prisão.
Após as acusações, o influenciador alegou que futuramente irá se posicionar depois da autorização de seus advogados.
“Vou me manifestar depois que meus advogados tiverem acesso aos autos, porque eu juro que não tenho noção do que está acontecendo”, alegou.
Prisão negada
Com base nas informações do processo e obtidas pelo GloboNews, o Ministério Público pediu a prisão de Cariani, mas a solicitação foi negada pela justiça.
Atualmente o influenciador se apresenta nas rede sociais como professor de química, professor de Educação Física, atleta profissional, empresário e youtube.
Cariani ainda possui um site que utiliza para vender cursos e treinamentos que tratam desde orientação na área de nutrição, até mesmo mentoria em investimento financeiros. Os planos custam a partir de R$ 49,90 por mês.
Distrito Federal: Homem-Aranha é resgatado por bombeiros após ficar preso em árvore de 5 metros