Cerca de 80 novos radares começaram a operar nesta segunda-feira (20/11) nas BRs-153, 050 e 414 em Goiás e no Tocantins. Em solo goiano foram instalados 68 equipamentos.
De acordo com a Ecovias do Araguaia, concessionária que administra dos trechos das rodovias, nos últimos quatro meses os equipamentos funcionaram em caráter educativo, mas agora começam a emitir multas.
Novos radares em Goiás e no Tocantins
Os novos equipamentos estão instalados entre Anápolis e Aliança do Tocantins, sendo que 56 deles operam na velocidade máxima de 80km/h e nove com limite de 100km/h para veículos leves e 80km/h para veículos pesados.
Desta forma, segundo a concessionária, as imagens dos radares serão enviadas para uma central terceirizada e depois enviadas para a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que emite as multas.
Segundo o Inspetor da PRF Newton Morais, os motoristas devem estar atentos, pois houve mudança na legislação brasileira de trânsito e, por isso, não são mais colocadas placas informando sobre a proximidade dos radares.
“É preciso estar atento, pois as placas com o limite de velocidade só serão colocadas próximo aos equipamentos.”
Conforme Marcelo Belão, gerente de Atendimento ao Usuário da Ecovias do Araguaia, o objetivo da instalação dos novos equipamentos é garantir o cumprimento das leis de trânsito.
“A operação dos radares por parte da PRF em todo o Sistema Anápolis-Aliança do Tocantins tem como objetivo assegurar o cumprimento dos limites de velocidade estabelecidos para a via, além de garantir a segurança de todos os motoristas que percorrem o trecho”.