Chegou em Brasília na noite dessa segunda-feira (13/11) o avião da FAB com os brasileiros resgatados da Faixa de Gaza.
Ao menos 32 pessoas desembarcaram na capital federal e todos aguardavam a autorização para deixar o país desde o início do conflito entre Israel e Hamas.
Brasileiros resgatados da Faixa de Gaza
O grupo foi recebido pelas autoridades na Base Aérea de Brasília, entre eles estava o presidente Luiz Inácio Lula e os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira e da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.
Entre os regatados, além de 22 cidadãos brasileiros, sendo eles natos ou naturalizados, está 10 palestinos, onde três são parentes de primeiro grau de brasileiros e sete portadores do Registro Nacional de Migração (RNM) que devem receber status de refugiados.
Conforme o ministro Paulo Pimenta, dentre os resgatados estão duas criança que apresentaram quadro de desnutrição e uma mulher grávida. Antes mesmo da chegada dos brasileiros, ambulâncias estavam no local para atender o grupo.
A saída da Faixa de Gaza iniciou na manhã desse domingo (12/11) quando o grupo se deslocou para o controle migratório palestino da região. Com base nas informações do Itamaraty, os brasileiros tiveram que ir para a estação Egito para embarcar na aeronave da Força Aérea Brasileira.
O grupo de 32 pessoas deve se dividir por quatro estados e o Distrito Federal após passarem pelo menos um dia no alojamento da Base de Brasília para que possam receber cuidados médicos e regularizarem a documentação.
Conflito em Israel
A guerra entre Israel e palestinos já matou mais de 12.400 pessoas, tanto do lado palestino quanto israelense. O início do conflito iniciou no dia 7 de novembro quando Israel foi bombardeado por mais de 5 mil foguetes em um ataque que pegou o país de surpresa.
Durante o ataque houve a infiltração de homens armados em cidades israelenses por terra, mar e ar, além de alguns terem invadidos com parapentes.