A Polícia Federal foi acionada na tarde desse domingo (5/11) para investigar a divulgação de imagens do Enem que circulam nas redes sociais.
Na foto compartilhada, mostra a página onde consta o tema da redação do Enem 2023, “Desafios para o enfrentamento da visibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
Imagens do Enem “vazadas” nas redes sociais
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi quem acionou a Polícia Federal. Pelas imagens, até o momento não foi possível identificar se a foto foi capturada antes ou depois do início da aplicação das provas, que iniciou às 13h30, porém suspeitam que a imagem foi divulgada durante a realização da prova.
Conforme a assessoria do Inep, a partir do momento que o instituto toma conhecimento de possíveis vazamentos ou demais violações das provas, a Polícia Federal é rapidamente acionada para investigar o caso. Já o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que a Polícia Federal realizou duas diligências, sendo uma em Pernambuco e no Distrito Federal.
Em nota, a Polícia Federal alegou que já “iniciou as investigações relativas a circulação indevida, em redes sociais, de conteúdo relacionado ao Enem 2023 e que acompanha os trabalhos de apuração interna do INEP para obter mais informações sobre o caso e contribuir com os esclarecimentos devidos”.
- Carreira eternizada: Dois anos após morte, Marília Mendonça continua fazendo história e quebrando recordes
Enem 2023
Nesse domingo os candidatos realizaram o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, com as provas de linguagens, ciências humanas e a redação.
No próximo domingo (12/11), os participantes devem fazer as avaliações de ciências da natureza e matemática. Em cada dia, a duração para realização da prova tem duração de cinco horas, contadas a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.