A goiana Amanda Elias Souza, de 24 anos, venceu o torneio de pequi após conseguir roer 88 caroços em apenas 10 minutos.
A jovem mora no Tocantins e afirma que tem a fama de roedora de pequi é desde a infância.
Torneio de pequi
O torneio de Roedor de Pequi da Universidade Federal do Tocantins (UFT) aconteceu no dia 20 de outubro e, nas redes sociais, a jovem se descreve como tocantinense, goiana raiz e apaixonada por pequi.
Amanda nasceu em Goiânia e morou na cidade até os 5 anos. Atualmente, a jovem é estudante de fisioterapia e mora em Gurupi, local em que todo ano acontece o torneio de pequi.
“Foram 88 pequis em 10 minutos. É pequi demais, mas não foi difícil. Foram 9 pequis por minuto e eu nem passei mal. Eu amo pequi e na época dele, eu como todos os dias”, relatou Amanda.
Segundo ela, a paixão pelo fruto é desde a infância. Amanda relata que a descoberta do talento como roedora de pequi ocorreu após ela dizer em um encontro de família que iria comer todos os pequis. Aos 11 anos, ela conseguiu roer 60 caroços.
Primeira participação no torneio
Amanda conta que na primeira edição do torneio ela não se inscreveu e que na segunda ela perdeu o prazo de inscrição. Desta vez, Amanda chegou a se inscrever e, em um primeiro momento, não foi selecionada para participar, mas após a desistência de alguns sorteados foi chamada um dia antes para o torneio.
A goiana relata ainda que a família foi a responsável por incentivá-la a participar do evento, mas que ela já esperava ganhar. Além ser considerada a mais nova roedora de pequi, Amanda ainda levou R$ 1,2 mil para casa.