O Ministério das Relações Exteriores, também conhecido como Itamaraty, confirmou nesta sexta-feira (13/10) a morte da terceira brasileira na Guerra de Israel.
A vítima, Karla Stelzer Mendes, de 42 anos, morreu durante atentados realizados pelo Hamas no sul de Israel, a partir do dia 7 de outubro.
Nascida no Rio de Janeiro, Karla também tinha cidadania israelense. Ela era mãe de um jovem de 19 anos, que integra o exército de Israel.
Informações apontam que a mulher estava na rave Universo Paralello, que acontecia próximo à Faixa de Gaza no momento que os militantes invadiram o país.
O namorado de Karla, Gabriel Azulay, também estava no festival de música eletrônica e foi encontrado morto na última quarta-feira (11).
Em nota, o governo lamentou a morte e prestou solidariedade a família. O enterro da brasileira está previsto para esta sexta (13), na cidade israelense de Qiryat Malakhi.
“O Governo brasileiro lamenta e manifesta seu profundo pesar com a morte da cidadã brasileira Karla Stelzer Mendes, de 42 anos, terceira vítima fatal brasileira dos atentados ocorridos no último dia 7 de outubro em Israel.
Ao solidarizar-se com a família, amigas e amigos de Karla, o Governo brasileiro reitera seu total repúdio a todos os atos de violência contra a população civil”, informou a nota do Itamaraty.
O governo brasileiro já havia confirmado a morte de outras duas pessoas, Bruna Valeanu, de 24 anos, e de Ranani Nidejelski Glazer.
Repatriação de brasileiros
Ao todo, 494 brasileiros já foram trazidos desde o início da Operação Voltando em Paz do Governo Federal. Os primeiros 211 desembarcaram num voo da FAB que aterrissou na quarta-feira (11), na Base Aérea de Brasília. Outros 214 chegaram na quinta (12) ao Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.
Nesta sexta-feira (13), outros 69 brasileiros voltaram ao país no terceiro voo de repatriação de brasileiros que estavam em Israel.
- Guerra em Israel: “Alívio”, comemora goiano ao conseguir sair de Israel após conflito
Há ainda outras aeronaves se preparando para repatriar brasileiros. Um avião KC-30 (Airbus A330) decolou de Roma, na Itália, às 10h18, no horário local (às 5h18, horário de Brasília), com destino a Tel Aviv, capital de Israel e onde fica o Aeroporto Internacional Ben Gurion.
A FAB também se prepara para fazer a primeira repatriação de brasileiros que estão na Faixa de Gaza. Uma aeronave VC-2 (Embraer 190) está pronta, no Aeroporto de Roma, aguardando sinal verde das autoridades egípcias para a operação.