As constantes quedas de energia nos últimos dias em Goiás foram debatidas na manhã desta quinta-feira (28/9) em reunião no Palácio Pedro Ludovico Teixeira com o presidente da Equatorial, Lener Jayme, e o governador Ronaldo Caiado.
O encontro aconteceu depois que o presidente declarou que a empresa não está preparada para o período chuvoso em Goiás. Além disso, mesmo com baixo índice de chuvas, moradores de Goiânia e Região Metropolitana já relataram que estão sofrendo com as interrupções de energia.
Durante a reunião, Caiado cobrou soluções reais da empresa para os goianos. A empresa assumiu a concessão de distribuição de energia no estado em dezembro de 2022.
“Precisamos de respostas e soluções reais. Não esperamos uma vara de condão para resolver magicamente todos os problemas, mas queremos investimentos, planejamento diante de mudanças climáticas, transparência e melhor comunicação com os goianos”, cobrou Caiado.
Segundo o presidente da Equatorial, a onda de calor registrada nos últimos dias é um dos principais problemas, pois sobrecarregou os sistemas de distribuição em todo o Brasil. Ele ainda afirma que na tarde de quarta-feira (27), a direção do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) determinou a interrupção da energia em subestações da região sudeste de Goiás para reduzir o impacto de sobrecargas.
Período chuvoso
Em coletiva concedida na quarta-feira (27), Lener Jayme falou sobre as constantes quedas de energia e afirmou que a empresa não está preparada para o período chuvoso no estado.
“Nós não conseguimos preparar a rede para o período chuvoso, pois foram mais de 20 anos sem investimentos na rede energética aqui em Goiás, o que é impossível de se resolver em apenas 9 meses. O que eu posso garantir é que a qualidade dos serviços vai ser melhor do que a do ano passado e que 2024 vai ser melhor que 2023, mas dizer que a rede está preparada, isso não é possível afirmar”, alegou.
Na reunião desta quinta (28), Caiado falou sobre a necessidade de preparação para o período chuvoso.
“São questões sazonais que exigem ações preventivas. O sistema deve ser reforçado para evitar danos maiores”, disse.
Equatorial deve ser notificada após constantes quedas de energia
Entre os dias 1º de agosto e 28 de setembro deste ano, o Procon Goiás registrou 257 denúncias de consumidores contra a empresa. O principal problema é a interrupção no fornecimento de energia.
Segundo o superintendente do órgão, Levy Rafael, a empresa será notificada ainda nesta quinta-feira (28/9) e terá o prazo de 48 horas para prestar esclarecimentos sobre os motivos da instabilidade e quais medidas efetivas foram e/ou serão tomadas para sanar os problemas, entre outras solicitações, como a apresentação de documentos.