Goiânia bateu novo recorde e registrou o dia mais quente do ano nesta segunda-feira (25/9), quando a temperatura chegou a 39,3ºC.
O primeiro recorde foi no dia 20 de setembro, quando a capital registrou 38,3ºC. O recorde anterior era de domingo (24), quando a máxima chegou a 39ºC.
Dia mais quente do ano em Goiânia
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no dia mais quente do ano, nesta segunda-feira (25), a capital registrou 39,3ºC por volta de 15h.
Em contrapartida, também houve registro de chuvas pontuais no final da tarde, que, segundo o Inmet, foram causadas por causa do choque térmico. Isso pode ser explicado pela alta temperatura na superfície e ter alguma umidade no ar.
No início de agosto, a capital goiana já tinha registrado o dia mais seco do ano, com índices comparáveis aos encontrados no deserto do Saara.
Previsão do tempo
A previsão do Inmet indicia que os próximos dias devem continuar quentes em Goiânia, mas há tendência de baixa.
Nesta terça-feira (25), a temperatura pode chegar a 39ºC. Na quarta-feira (26), a temperatura deve começar a cair, com a máxima na casa dos 37ºC. Na sexta (28), deve amenizar ainda mais, com máxima de 35ºC.
A partir de sexta a temperatura deve voltar ao normal no estado. De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), uma frente fria vinda do sul pode provocar pancadas de chuvas isoladas, rajadas de vento e granizo no fim de semana.
Na próxima semana, entre os dias 3 a 10 de outubro, a previsão do Inmet para a Região Centro-Oeste é de pancadas de chuva e volumes que não devem ultrapassar os 40 mm.