Nesta semana, Goiânia se viu diante de um fenômeno climático surpreendente e alarmante: o registro do dia mais seco do ano, com índices comparáveis aos encontrados no deserto do Saara.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no domingo (6/8), a capital registrou apenas 13% de umidade do ar, enquanto no Saara a umidade costuma variar entre 14% a 20%. Nesta segunda-feira (7), a umidade na capital chegou a 14%.
Além disso, outras cidades goianas, segundo o Inmet, também apresentaram índices baixos, como Cidade de Goiás, Goianésia e Luziânia, que registraram umidade de 15%.
Para os próximos dias, a previsão é que o tempo continue seco e o estado deve estar em alerta por causa das baixas umidades do ar.

O ar seco segue impedindo a formação de nuvens de chuva; com bastante sol, calorão e umidade relativa do ar baixa, principalmente no interior de Goiás.
O prognóstico é que Goiás fique dentro da zona considerada de perigo, quando a umidade varia entre 13% e 20%. Segundo o Inmet, o mínimo ideal para a saúde humana é de 60%.
De acordo com a previsão do Inmet, a umidade relativa do ar nesta terça-feira (8) deve variar de 30% a 20%.
Com dia mais seco do ano, goianos devem tomar cuidados com a saúde

Segundo o Inmet, a população deve tomar alguns cuidados neste período, como beber bastante liquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e usar protetor solar.
Além disso, também é importante tomar cuidado com aparelhos que abaixam a temperatura do ambiente, como ar-condicionado. Por isso, é importante usar umidificador de ar ou bacias com águas nos ambientes.