Uma frente fria que avança pela região sudoeste do Brasil pode trazer pancadas de chuva para Goiás nesta semana, conforme aponta o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).
A previsão é que a chuva atinja algumas cidades na parte centro-sul de Goiás entre quinta (14) e sexta-feira (15).
Previsão do tempo em Goiás
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre quarta e no decorrer de quinta-feira (14), um ciclone extratropical se desenvolve junto à costa do Rio Grande do Sul e alinha a passagem de uma nova frente fria.
O gerente do Cimehgo, André Amorim, ressalta que a frente fria não deve entrar em Goiás, mas arrasta umidade da Região Norte do país, trazendo instabilidade para região.
A expectativa é que em Goiânia e cidades do centro-sul aconteçam chuvas irregulares, com possibilidade de rajadas de vento e raios. Alguns locais podem registrar tempestades.
Na sexta feira (15) , a tendência é que a temperatura seja mais amena, voltando a subir no sábado (16). Além disso, a umidade relativa do ar deve ter uma melhora momentânea com a chuvas, mas volta a diminuir, podendo ficar menor de 20% em diversas regiões do estado.
Goiânia teve chuva acima da média em agosto de 2023
Conforme balanço do Inmet, em agosto de 2023, o total de chuva na estação convencional de Goiânia (83423), foi de 28,0 milímetros (mm). Esse valor corresponde a 195% acima da Normal Climatológica (1991-2020), que é de 9,5 mm, ou seja, um saldo em volume de 18,5 mm.
No mês, na capital de Goiás, foram registrados 3 dias com chuva acima de 1 mm. O maior acumulado de chuva em 24 horas foi de 20,8 mm no dia 30.