A superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, alertou nesta segunda-feira (11/9), sobre o aumento de casos de covid-19 no estado. No último boletim divulgado, dez municípios goianos estão em situação de alerta contra a doença.
Um dos municípios que apresentou crescimento elevado foi a cidade de Goiás, saltando de 24 casos para 75, no que representa um crescimento de 212%.
Aumento de casos
Somente em agosto deste ano, foram registrados aumentos significativos da doença, na qual 1.055 eram casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) devido à covid-19 e cerca de 268 óbitos foram confirmados.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) chegou a emitir um alerta sobre uma nova subvariante da Ômicron, denominada EG.5 que foi identificada em ao menos 51 países, sendo o primeiro no Brasil na cidade de São Paulo.
Devido aos casos isolados da nova variante e também do retorno do índice de rápida contaminação em Goiás, a superintendente volta a reforçar sobre a importância da vacinação contra a covid-19.
“O Sistema de vigilância epidemiológica estadual identificou uma mudança no padrão de casos com aumento de casos em alguns municípios do estado e também com aumento das taxas de positividade casos de covid, por isso essa alerta é para toda população mostrando que nós estamos com aumento de caso e podemos ter um aumento ainda maior, e para isso é necessário a vacinação para evitarmos que tenhamos também aumento e casos graves, principalmente de óbitos que é o que nós mais tememos”. pontuou Flúvia.
Ver essa foto no Instagram
Cobertura vacinal
De acordo com a pasta, ao todo já foram aplicadas 714.223 doses do imunizante bivalente contra a covid-19 no Estado, representando uma cobertura de apenas 12%, abaixo do estipulado pela Organização Mundial da Saúde.
Atualmente, a vacina bivalente é recomendada para pessoas maiores de 18 anos e que já receberam duas doses do esquema primário, com a vacina monovalente, e para aqueles com mais de 12 anos que apresentam comorbidade e que também já tomaram duas doses do esquema primário.
Para se imunizar contra a doença, a vacina está disponível nos 900 postos de saúde do estado, espalhados pelos 246 municípios goianos.
A equipe de reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Goiás para a atualização dos municípios que estão em alerta devido ao aumento de casos de covid-19, mas até o fechamento desta reportagem não obtivemos retorno. A matéria será atualizada com base nas informações fornecidas pela pasta.