Os proprietários de veículos devem estar atentos ao prazo para quitar IPVA com placas com final 1 e 2, em Goiás. Ao todo, 246,7 mil contribuintes deverão pagar a nona e última parcela para quem optou por dividir o imposto.
A emissão do boleto do IPVA 2023 deve ser realizada pelo contribuinte no site do Detran Goiás ou pelo aplicativo Detran GO ON.
Prazo para quitar IPVA
Para os proprietários de veículos com placa final 1, a quitação deverá ser realizada até a próxima segunda-feira (11/9) e para os veículos com final 2, o prazo se estende até a terça-feira (12/9).
Já para quem optou pelo parcelamento, mas não pagou uma ou mais parcelas anteriores e agora precisa quitar o imposto, pode emitir a parcela única, mas será no valor residual.
Ao todo, donos de 67,5 mil automóveis com final 1 e 2 optaram por dividir o tributo em 2023. Em contrapartida, proprietários de 126,9 mil veículos com os mesmos finais de placa pagaram o imposto completo.
Ainda aproximadamente 179,2 mil contribuintes não realizaram o parcelamento e devem ficar atentos ao prazo final para quitar o valor único.
Punição
O gerente do IPVA da Secretaria da Economia, Jorge Arêas, explica sobre as penalidades previstas na legislação para os proprietários de veículos por não quitar o imposto anual até a data estabelecida.
“Quem perde o prazo perde benefícios: redução da base de cálculo de 50% do veículo 1.0, desconto de até 10% para os inscritos no programa Nota Fiscal Goiana, redução de 1% da locadora, além de pagar com penalidade e atualização”, pontuou.
Já para os donos de automóveis com final de placa 3 a 0 licenciados em Goiás, que puderam dividir o imposto em até dez vezes neste ano, as datas de pagamento podem se estender até quase o final do mês. Confira:
- final 4 (14/9)
- final 5 (15/9)
- final 6 (18/9)
- final 7 (19/9)
- final 8 (20/9)
- final 9 (21/9)
- final 0 (22/9)
A isenção do imposto é estipulada pelo governo somente para os veículos a partir de 15 anos de uso, pessoas com deficiência (PCD), ônibus ou micro-ônibus de passageiro de turismo ou escolar, e veículo novo no ano da compra adquirido em concessionária goiana.