Os goianos amanheceram neste sábado (19/8) com um fenômeno inusitado no céu: uma nuvem de poeira em Goiás. Mas afinal, o que aconteceu e por quê?
Moradores de diversos municípios registraram a poeira no ar, como Goiânia, Anápolis, Itauçu, Nerópolis, Heitoraí e cidade de Goiás.
Entenda o que aconteceu com a nuvem de poeira em Goiás
De acordo com Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), e fenômeno é causado devido ao longo período de estiagem aliado à aproximação de uma frente fria.
Em Goiás, alguns municípios já estão há mais de 100 dias sem chuva e, com isso, o solo começa a se desagregar, deixando muita poeira na superfície. Com a ventania formada no sul do país devido à frente fria, o pó sobe para a atmosfera.
A previsão, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet), é que a poeira se dissipe aos poucos, deixando o ambiente instável até a próxima segunda-feira (21). Além disso, há expectativa que a frente fria continue avançando, trazendo chuvas isoladas para Goiás.
- Entretenimento: Base Aérea de Anápolis volta receber público com entrada gratuita; saiba como visitar
A recomendação continua sendo a mesma para os períodos de seca, como beber muita água, evitar a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e evitar desgaste físico nas horas mais secas.
- Brasil: “Extremamente raro e sem relação com segurança energética”, diz ministro sobre apagão nacional