Após a repercussão do caso de um bebê que morreu após tomar uma injeção de dipirona nas costas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dilson Alberto de Souza, em Trindade, um novo caso veio à tona.
Desta vez, um bebê de 1 ano e 3 meses morreu após receber atendimento médico na mesma unidade de saúde. A família registrou um boletim de ocorrências na última quarta-feira (9) para que a polícia possa investigar o caso.
Entenda o caso
Em relatos à polícia, a mãe do pequeno Charles Souza disse que levou o filho para a unidade de saúde pois estava com febre, diarreia, vômito e secreção no ouvido. O caso aconteceu em maio deste ano.
No local, ela relata que esperou cerca de três horas para receber atendimento e a médica disse que ele estava com uma infecção no ouvido, mas apenas olhou o menino, sem passar exames.
Na consulta, a médica receitou que o bebê tomasse um medicamento com urgência na própria unidade de saúde. Posteriormente, seria liberado para casa, onde continuaria tomando analgésico e antibióticos. A mãe salienta que os profissionais aplicaram a injeção no bumbum, mas não esperaram para avaliar se o bebê teria reação alérgica.
Em casa, após cerca de três horas, a mãe percebeu que o filho estava desacordado e com a boca roxa, momento que voltou para a unidade de saúde. No local, após aguardar mais de duas horas do lado de fora da sala onde o filho recebia atendimento, foi informada da morte da criança.
A mulher então resolveu procurar a polícia três meses após a morte do filho, depois da divulgação da morte de outra criança na unidade de saúde. A mulher afirma que ainda está aguardando o resultado da causa da morte e pede a investigação do caso.
Secretaria de Saúde fala sobre morte de outro bebê em UPA de Trindade
Em nota, a Secretaria de Saúde de Trindade disse que acompanhou o caso de Charles e que não houve erro médico. Além disso, informou que o menino apresentava quadro gravíssimo de febre e insuficiência respiratória. Confira a íntegra da nota:
A Prefeitura de Trindade informa que ao buscar os arquivos de registros da UPA 24h foi encontrado o boletim médico de Charles Souza, de 1 ano e 5 meses.
A mãe esteve com a criança na unidade de saúde no dia 08 de maio de 2023 com relato de febre, vômito e dor de ouvido no lado direito. Foi identificados otalgia média aguda. Charles foi medicado e orientado a retornar caso necessário.
Já na madrugada do dia 09 de maio de 2023, data do óbito, a criança deu entrada na unidade de saúde já na Sala Vermelha com quadro gravíssimo, com febre e insuficiência respiratória que evoluiu para parada cardíaca.
Mesmo se tratando de uma enfermidade clínica atestada pela equipe medica, a Secretaria Municipal de Saúde de Trindade, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, acompanhou o desfecho desse óbito e ficou constatado que não houve nenhuma relação com qualquer erro médico cometido na UPA 24h Dilson Alberto de Souza.